Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12922

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor David Souza Lage
Orientador DANIELLE FRANCO NICOLAU LARA
Outros membros Deivide Kénede Esteves, Natalia de Lima Silva
Título A Realidade de Vida dos Alunos Como Fator Crucial no Processo de Ensino Aprendizado.
Resumo Ao decorrer da minha graduação eu tive a oportunidade de participar de alguns projetos voltados para a educação, nisso eu pude ter contato com diferentes ambientes escolares. O contraste entre as escolas que atuei é muito evidente, mesmo se tratando de duas escolas estaduais. Neste trabalho busco entender melhor o motivo das diferenças entre duas escolas da região metropolitana de Belo Horizonte. Considerando alguns fatores que podem influenciar no processo de ensino aprendizagem, consegui encontrar diferenças que se mostram de extrema importância para a vida estudantil dos alunos.
O meu primeiro contato com uma escola no papel de docente foi através do PIBID na E.E. Avany Villena Diniz localizada no subúrbio de Para de Minas. La tinha a atuação de vários núcleos do PIBID e assim os alunos tinham um auxilio maior. A minha percepção como bolsista foi de uma grande falta de interesse por assuntos relacionados a vida escolar (mais do que o normal), a maioria dos alunos não pretendiam fazer o Enem para ingressarem em um curso superior.
Com o término do antigo edital do PIBID eu ingressei no projeto de Residência Pedagógica atuando na E.E. Serafim Ribeiro De Rezende. O ambiente escolar é totalmente diferente, a rotina dos alunos dentro e fora da escola, o nível de cobrança, e o espaço físico da escola também se difencia. A escola faz uso de algumas salas dentro do campus de Florestal da Universidade Federal de Viçosa e foram nessas turmas que atuei.
Através do contato que tive com os alunos tanto em Pará de Minas quando em Florestal pude perceber uma diferença entre a maioria deles: a realidade que os cercam. Enquanto que na Avany os alunos convivem em um ambiente mais extremo, tendo contado com tráfico de drogas e outros crimes logo cedo, nas salas de aula da Serafim é totalmente diferente, a disciplina é rígida, e os alunos têm acesso a um amplo espaço para lazer e atividades extraescolares que fazem com que possuam um interesse maior pelas atividades escolares e consequentemente uma visão melhor de futuro. No SIA abordaremos sobre a importância do ambiente escolar no processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave Escolas públicas, Realidade dos alunos, Residencia Pedagógica.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.