| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Área temática | Ciências Exatas e da Terra |
| Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
| Bolsa | PIBIC/CNPq |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CNPq |
| Primeiro autor | Marco Túlio Moreira |
| Orientador | ROBSON LUIZ SANTOS |
| Outros membros | Augusto Meireles Vargas, Bruno Vinicius Gomes Silva, João Vitor Nunes Santos, Maria Rita Vasconcelos Brandão Souza |
| Título | Projeto e construção da aeronave Acauã |
| Resumo | Esse trabalho constitui de elaboração do projeto de uma aeronave rádio controlada, sua construção e ensaios estaticos e dinâmicos tendo em vista a participação na competição SAE Brasil Aerodesign. Para isso é formada uma equipe de alunos de graduação que serão responsáveis por fazer um relatório e uma aeronave que cumpra a missão dada pela organizadora da competição. Esse projeto tem como objetivo levar seus participantes a aplicar seus conhecimentos de física, matemática e engenharia para encontrar materiais ideais, teste de resistência, cálculos aerodinâmicos, análise de forças no taxiamento, decolagem, voo e pouso. Com isso dá-se início a construção da aeronave cujos únicos equipamentos que não são elaborados pela equipe são hélice, motor e sistema de rádio controle. Todo restante é elaborado e fabricado pela equipe. Para execução é utilizado os cálculos feitos pelos membros, análises e projeto CAD que são realizados no Laboratório de Física Aplicada(LaFA) no qual tem-se ferramentas, equipamentos e materiais que são usados normalmente em aeromodelos. A missão da aeronave é levar a maior carga com menor peso vazio do avião (Coeficiente Estrutural). Usamos então madeira balsa e fibra de carbono como principais materiais para elaboração da mesma, sendo um desafio otimizar e combinar o uso das duas. O projeto conceitual da aeronave começa na avaliação da melhor configuração de aeronave que atenda às regras da competição para o ano em questão. Em seguida é pensado no perfil aerodinâmico que será utilizado na asa. Para isso temos que levar em conta o motor que já é pré estabelecido pela organização e isso limita velocidade e carga. Os dados são encontrados através de análises em CFD. Após o projeto da asa, partimos para o projeto das superfícies de cauda que atuam no controle e estabilidade da aeronave. Por fim são projetados os trens de pouso da aeronave e a fuselagem que é a peça que integra todas as partes anteriormente citadas. Com isso definido são feitas as análises CAE, otimizadas as formas através do próprio programa. Quanto menor o peso da aeronave e maior o peso da carga, maior é eficiência estrutural. Com o projeto pronto partimos para fabricação. Esse ano em comparação com os anos anteriores chegamos a uma área de secção frontal menor que os demais e também reforçamos consideravelmente o trem de pouso para maior suporte às cargas no pouso. |
| Palavras-chave | Dinâmica de fluidos, estabilidade, aerodesign |
| Forma de apresentação..... | Painel |