ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Linguística, Letras e Artes |
Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde |
Bolsa | FUNARBEN |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Marcela Cristina de Queiroz Benvenú |
Orientador | THIAGO MENDONCA |
Outros membros | ANA LUISA BORBA GEDIEL, Lael Machado Rodrigues |
Título | Uma proposta de acessibilidade inter-campi mediada pelo dicionário bilíngue Libras/Português |
Resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar os principais resultados do projeto institucional intitulado “Uma proposta de acessibilidade inter-campi mediada pelo Dicionário Bilíngue Libras/Português”, contemplado pelo edital 013/2018- PRE/UFV. O projeto tem como cerne desenvolver um trabalho de pesquisa colaborativo e interdisciplinar, visando à inclusão junto aos funcionários que trabalham na instituição de ensino e a viabilidade da ferramenta digital como mediadora do processo de ensino e aprendizagem. Através da realização de estudos coletivos acerca do conteúdo e com a prática de grupos de estudos com temáticas envolvendo ferramentas tecnológicas como instrumentos de suporte pedagógico. O software passou por fases de pré-teste visando melhorias e adaptações para promover o aperfeiçoamento do aplicativo, tornando-o mais acessível aos usuários. No decorrer do desenvolvimento da ferramenta, foi possível identificar novos desafios através das oficinas realizadas, que visaram identificar potencialidades e desafios da ferramenta como suporte pedagógico e tradutório mediando o processo de ensino e aprendizagem. Em relação a proposta do projeto inter-campi, no início houve grande dificuldade de comunicação. A conexão da internet muitas vezes não era estável e em algumas situações, os participantes do campus UFV Florestal só conseguiam se conectar muito tempo depois e a reunião já estava em andamento, o que dificultava o acompanhamento do que estava sendo realizado. O contato apenas “virtual” também dificultou a interação e maior aproximação entre os participantes do projeto. Tendo isso em vista, foi organizada uma visita dos integrantes da UFV campus Florestal à Viçosa, onde toda equipe se conheceu pessoalmente. Sendo assim, os representantes de Florestal puderam ficar ainda mais inteirados sobre todo o projeto, local de gravação de vídeos e desenvolvimento do software. É importante ressaltar que ainda há um caminho a ser percorrido e algumas alterações a serem feitas para que a comunicação/participação dos dois campus seja mais efetiva e se torne cada vez mais sucedida, porém, muito já foi percorrido, principalmente no que se refere à utilização do dicionário bilíngue Libras/Português. |
Palavras-chave | Acessibilidade, inclusão, Libras |
Forma de apresentação..... | Painel, Oral |