Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12843

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV, UFV
Primeiro autor Naiara Cristiane dos Reis Diniz
Orientador THAIS REGINA DE MOURA BRAGA SILVA
Outros membros Ana Luisa Sousa Araújo, Estela Miranda Batista, Maria Dalila Vieira, Maria Theresa Arruda e Henriques
Título PinkBits – Apoio à formação de meninas da comunidade de Florestal nas áreas de Informática e Computação
Resumo O projeto Pink Bits, conforme prevê a Política de Extensão Universitária da UFV, pode ser visto como uma ação que busca articular ensino e pesquisa por meio de práticas de educação informal e formação cidadã, cujos resultados podem conduzir à inclusão social, acesso a direitos sociais e qualificação para geração de renda e trabalho. O principal foco do projeto é desmistificar as áreas da informática e da computação para alunos e alunas do curso superior em Ciência da Computação da UFV-Campus Florestal e alunas do ensino médio da Escola Estadual Serafim Ribeiro Rezende (EESRR) e da Central de Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF), de forma que, no caso das meninas, estas sejam estimuladas a se envolverem e se qualifiquem para a área de TI, podendo assim, ter acesso tanto a uma formação que vai torná-las mais preparadas para o mercado de trabalho, como a oportunidades de emprego que proporcionam melhores rendimentos, qualidade de vida e representatividade na sociedade em geral.
Desde 2017, o Pink Bits integra um programa maior de mesmo foco: o MinasCoders. Com o intuito de contribuir para a minimização da evasão feminina na área de TI, o projeto visa manter o interesse das alunas incentivando a prosseguir nos cursos. Durante o semestre houve a participação, por meio da produção de cartazes, na semana da mulher promovida pelo GEDAM (Grupo de Educação Desenvolvimento e Apoio ao Menor). Para os alunos da graduação em Ciência da Computação (TI) foram realizados: treinamento para competições, sendo priorizadas a OBI (Olimpíada Brasileira de Informática) e Maratona Mineira de programação; Participação da FliSol (Festival Latino-americano de instalação de Software Livre). Já para as alunas do ensino técnico foram realizados: participação no Technovation Challenge 2019; Treinamento para a OBI; Confraternização para levantar os elogios e queixas ao treinamento para o Technovation Challenge. A competição Technovation Challenge resultou em uma taxa inusitada de permanência e empenho, além de atrair estudantes de outros técnicos, enquanto no curso de graduação em TI houve uma boa adesão por parte dos novos alunos do curso ao projeto. Os resultados do primeiro semestre foram tão significativos que acabaram resultando no recrutamento de meninas para uma nova competição chamada Change the Game, que ocorrerá no próximo semestre, juntamente com os preparativos para o Technovation 2020 e a participação na Maratona de programação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), no caso dos estudantes de graduação.
Palavras-chave Tecnologia da Informação, Meninas, Competições
Forma de apresentação..... Painel
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