Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12836

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Eveline Júnia Brant Mariz
Orientador FERNANDO DE SOUZA BASTOS
Outros membros GUARACI DE LIMA REQUENA
Título Aplicação do Modelo de Regressão Logística em Dados de Rendimento dos Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio
Resumo O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi aplicado pela primeira vez em 1998, desde então, passou por diversas modificações e o número de provas aplicadas aumentou consideravelmente. Nos dias atuais, o exame ocupa posição de destaque no sistema nacional de avaliação, composto também pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, conhecido como SAEB, e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), além de possuir elevada aceitação por parte da sociedade e ser a principal ferramenta de seleção de alunos para ingresso no Ensino Superior. Ou seja, O ENEM possui uma grande importância na vida dos estudantes brasileiros e, portanto, merece ser estudado, avaliado e debatido cientificamente através de diferentes metodologias e sob o prisma dos diversos ramos da ciência. Neste sentido, nosso trabalho teve como objetivo geral, identificar os principais fatores determinantes para o rendimento dos candidatos na prova do ENEM a partir de um modelo de regressão logística. Dentre os objetivos específicos destacamos ainda, a realização de uma revisão da literatura acerca dos eixos temáticos e metodológicos, bem como a limpeza e organização do banco de dados obtido no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O trabalho foi realizado considerando dados do Enem de 2018 e as covariáveis foram selecionadas conforme o grau de correlação direta com o desempenho dos alunos e organizadas nos seguintes grupos: formação e ocupação de pai e mãe; atendimento específico ou especializado para realização da prova (houve ou não); Estabelecimento de ensino (público ou privado) e situação do ensino médio (concluído ou não); localização geográfica; características pessoais; e, nível socioeconômico da residência do candidato. A variável resposta foi obtida a partir da nota do candidato, recebeu valor 1 (um) caso a nota tenha sido maior que 60 e 0 (zero) caso contrário. Além do trabalho inferencial, em que identificamos os determinantes do rendimento dos candidatos, realizamos também uma análise descritiva de todo o banco de dados, determinamos o Estado com maior número de concorrentes, o gênero dos candidatos e diversas outras características sociais, econômicas e fenotípicas. Nosso trabalho tem o potencial de contribuir para o debate em torno da qualidade da educação e no aprimoramento de mecanismos que a avaliam.
Palavras-chave regressão logística, ENEM, candidato
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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