Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12832

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Dayana Cecília Reis Beirigo Dutra
Orientador FERNANDO DE SOUZA BASTOS
Outros membros GUARACI DE LIMA REQUENA
Título Ferramentas Práticas para o Ensino e Aprendizado de Estatística na Educação Básica
Resumo O ensino da Matemática nos níveis básicos da educação brasileira ainda é um grande desafio para os profissionais da área. Embora essa disciplina seja imprescindível para a formação de indivíduos críticos e capazes de interpretar adequadamente o intenso fluxo de informações presente na sociedade contemporânea, os instrumentos de avaliação do Ensino Fundamental e Médio demonstram que a aprendizagem matemática não está sendo alcançada de forma integral por grande parte dos estudantes. Com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino e proporcionar uma formação cidadã, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passou recentemente por uma reestruturação. Uma das modificações realizadas, dentro da área de conhecimento da Matemática, foi a inclusão da unidade temática Probabilidade e Estatística desde os anos iniciais da Educação Básica, dada sua relevância na obtenção, organização, tratamento, análise e interpretação dos dados. Destarte, o presente estudo teve como objetivo geral a criação de ferramentas práticas de apoio a docentes da Educação Básica no processo de ensino-aprendizagem da Estatística. Dentre os objetivos específicos destacamos a criação do portal EstMat com conteúdos de ensino e atividades práticas de Matemática e Estatística, em nível fundamental e médio. Utilizamos o Software R como recurso didático e tecnológico para o desenvolvimento de práticas essenciais aos discentes e competências importantes para os docentes, em consonância com a atual BNCC. Além das ferramentas Rstudio, TexNicCenter e Overleaf, para auxílio na produção de material didático. Por fim, destacamos que o site criado para o projeto irá manter o passo-a-passo de instalação e utilização das ferramentas usadas para a criação das atividades, bem como conjuntos de atividades de estatística para uso no software R. Acreditamos que nosso trabalho tem o potencial de tornar-se um facilitador para professores da Educação Básica no ensino de Matemática e Estatística, e pode, no futuro, ser ampliado para o nível superior de ensino.
Palavras-chave Ensino-aprendizagem, Educação Básica, Estatística
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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