Resumo |
A pesquisa de mercado com consumidores pela indústria tem o objetivo de identificar as motivações sobre a percepção de qualidade, a compra e o consumo de alimentos. Esses estudos no Brasil são complexos em razão da extensão territorial, regionalidades acentuadas e desigualdades socioeconômicas. Diversas técnicas podem ser utilizadas para a caracterização/segmentação do mercado consumidor, pois a diversidade de opiniões torna impossível atendar todos os consumidores ao mesmo tempo com um único produto. A aplicação do questionário de pesquisa de mercado pode ser realizada por diferentes métodos, como, por exemplo, entrevista presencial ou interativa online. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi comparar os métodos de pesquisa de mercado presencial e online em bancos de dados sobre o mercado consumidor de carne bovina. No presencial, a maioria dos entrevistados foi do sexo masculino (54%), casados (48%) e com grau de instrução de médio e superior (76%), que recebem acima de sete salário mínimos (28%). No online, a maioria dos entrevistados foi do sexo feminino (65%), solteiras (47%) e com grau de instrução de médio e superior (78%), que recebem de três a cinco salários mínimos (37%). As frequências de consumo e de compra são maiores para o público presencial. Em contrapartida, quem consome carne em menor frequência (online), também compra com menor frequência. Observou que a preferência em ambos foi pela compra de carne fresca em açougues e supermercados. As carnes embaladas a vácuo são destinadas a quem possui um maior poder aquisitivo e grau de instrução. O tipo de corte foi o principal fator que afetou os consumidores na percepção de qualidade e na compra. A Operação Carne Fraca afetou mais os participantes da metodologia online. A Operação “Carne Fraca” ligeiramente instigou os consumidores de carne a serem mais criteriosos em relação a qualidade da carne bovina. Portanto, foi possível verificar que houve diferenças entre o perfil do consumidor em função das metodologias presencial e online. |