Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12815

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Vanessa Vivian de Melo
Orientador ROBLEDO DE ALMEIDA TORRES FILHO
Outros membros VANELLE MARIA DA SILVA
Título Comparação dos métodos de pesquisa de mercado presencial e online
Resumo A pesquisa de mercado com consumidores pela indústria tem o objetivo de identificar as motivações sobre a percepção de qualidade, a compra e o consumo de alimentos. Esses estudos no Brasil são complexos em razão da extensão territorial, regionalidades acentuadas e desigualdades socioeconômicas. Diversas técnicas podem ser utilizadas para a caracterização/segmentação do mercado consumidor, pois a diversidade de opiniões torna impossível atendar todos os consumidores ao mesmo tempo com um único produto. A aplicação do questionário de pesquisa de mercado pode ser realizada por diferentes métodos, como, por exemplo, entrevista presencial ou interativa online. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi comparar os métodos de pesquisa de mercado presencial e online em bancos de dados sobre o mercado consumidor de carne bovina. No presencial, a maioria dos entrevistados foi do sexo masculino (54%), casados (48%) e com grau de instrução de médio e superior (76%), que recebem acima de sete salário mínimos (28%). No online, a maioria dos entrevistados foi do sexo feminino (65%), solteiras (47%) e com grau de instrução de médio e superior (78%), que recebem de três a cinco salários mínimos (37%). As frequências de consumo e de compra são maiores para o público presencial. Em contrapartida, quem consome carne em menor frequência (online), também compra com menor frequência. Observou que a preferência em ambos foi pela compra de carne fresca em açougues e supermercados. As carnes embaladas a vácuo são destinadas a quem possui um maior poder aquisitivo e grau de instrução. O tipo de corte foi o principal fator que afetou os consumidores na percepção de qualidade e na compra. A Operação Carne Fraca afetou mais os participantes da metodologia online. A Operação “Carne Fraca” ligeiramente instigou os consumidores de carne a serem mais criteriosos em relação a qualidade da carne bovina. Portanto, foi possível verificar que houve diferenças entre o perfil do consumidor em função das metodologias presencial e online.
Palavras-chave qualidade de carne, tipo de corte, perfil do consumidor
Forma de apresentação..... Painel
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