ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Agrárias |
Área temática |
Ciências Agrárias |
Setor |
Instituto de Ciências Agrárias |
Bolsa |
FUNARBEN |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
FUNARBE |
Primeiro autor |
Aline Araujo Macedo Nunes |
Orientador |
LILIAN ESTRELA BORGES BALDOTTO |
Outros membros |
Felipe Matheus Neves da Silva Alvim, PEDRO IVO VIEIRA GOOD GOD, Rafael Alves Silva |
Título |
Produção de vídeo-aulas criando novas experiências didáticas: conceitos e modelos para o ensino no melhoramento genético de plantas |
Resumo |
Este projeto tem como objetivo preparar materiais didáticos na área de melhoramento genético de plantas, em formato vídeo-aulas, abordando aulas teóricas específicas, além de gravações durante o ciclo de diversas culturas. Desta forma propõem-se inserir, no futuro, o método pedagógico de sala de aula invertida, flipped classroom, em que o aluno poderá ter acesso ao material previamente disponibilizado no PVANET, servindo como introdução ao assunto que será abordado em sala de aula e também como fixação do conteúdo após as aulas presenciais. Para a produção das aulas narradas foi realizado um planejamento dos temas e síntese do assunto já trabalhado em sala de aula na disciplina de melhoramento genético de plantas dos campi UFV-Rio Paranaíba e UFV-Florestal. Com empenho da equipe em produzir um material didático objetivo e intuitivo, foram definidas funções para cada membro de acordo com suas competências e habilidades. A partir da definição dos temas houve a elaboração de roteiros, onde os conteúdos foram explicados de forma simples e clara, e exemplificados por meio de imagens, tabelas e esquemas interativos para a narração das vídeo-aulas. Também foram preparados slides como base para aplicação de design e animações para uma compreensão visual mais plena. O intuito de todos esses recursos foi agregar valor no que tange à aplicabilidade no ensino padrão. O conteúdo do projeto antes de tomar sua forma definitiva passou por pesquisa e revisão técnica aplicada com a máxima de transmitir conhecimento acerca do conteúdo explanado. É de grande valia ressaltar que um bom design proporciona maior engajamento por parte do público jovem, uma vez que o design altera a funcionalidade do conteúdo e também o torna mais intuitivo. As vídeo-aulas já produzidas foram assistidas por alunos da disciplina AGF 303 - Melhoramento de Plantas (UFV-Florestal). Após a exibição das mesmas foi realizada uma pesquisa estruturada com a intenção de avaliar o impacto de introduzir essa ferramenta no sistema de ensino atual. As respostas obtidas foram positivas com relação ao uso das vídeo-aulas como material complementar ao ensino presencial. Conclui-se que o uso de ferramentas do ensino à distância, como as vídeo-aulas, no ensino presencial é benéfico ao processo de ensino-aprendizagem na área de melhoramento genético de plantas. |
Palavras-chave |
Vídeo-aulas, melhoramento genético, flipped classroom |
Forma de apresentação..... |
Painel, Oral |