Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12756

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciências Agrárias
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Aline Araujo Macedo Nunes
Orientador LILIAN ESTRELA BORGES BALDOTTO
Outros membros Felipe Matheus Neves da Silva Alvim, PEDRO IVO VIEIRA GOOD GOD, Rafael Alves Silva
Título Produção de vídeo-aulas criando novas experiências didáticas: conceitos e modelos para o ensino no melhoramento genético de plantas
Resumo Este projeto tem como objetivo preparar materiais didáticos na área de melhoramento genético de plantas, em formato vídeo-aulas, abordando aulas teóricas específicas, além de gravações durante o ciclo de diversas culturas. Desta forma propõem-se inserir, no futuro, o método pedagógico de sala de aula invertida, flipped classroom, em que o aluno poderá ter acesso ao material previamente disponibilizado no PVANET, servindo como introdução ao assunto que será abordado em sala de aula e também como fixação do conteúdo após as aulas presenciais. Para a produção das aulas narradas foi realizado um planejamento dos temas e síntese do assunto já trabalhado em sala de aula na disciplina de melhoramento genético de plantas dos campi UFV-Rio Paranaíba e UFV-Florestal. Com empenho da equipe em produzir um material didático objetivo e intuitivo, foram definidas funções para cada membro de acordo com suas competências e habilidades. A partir da definição dos temas houve a elaboração de roteiros, onde os conteúdos foram explicados de forma simples e clara, e exemplificados por meio de imagens, tabelas e esquemas interativos para a narração das vídeo-aulas. Também foram preparados slides como base para aplicação de design e animações para uma compreensão visual mais plena. O intuito de todos esses recursos foi agregar valor no que tange à aplicabilidade no ensino padrão. O conteúdo do projeto antes de tomar sua forma definitiva passou por pesquisa e revisão técnica aplicada com a máxima de transmitir conhecimento acerca do conteúdo explanado. É de grande valia ressaltar que um bom design proporciona maior engajamento por parte do público jovem, uma vez que o design altera a funcionalidade do conteúdo e também o torna mais intuitivo. As vídeo-aulas já produzidas foram assistidas por alunos da disciplina AGF 303 - Melhoramento de Plantas (UFV-Florestal). Após a exibição das mesmas foi realizada uma pesquisa estruturada com a intenção de avaliar o impacto de introduzir essa ferramenta no sistema de ensino atual. As respostas obtidas foram positivas com relação ao uso das vídeo-aulas como material complementar ao ensino presencial. Conclui-se que o uso de ferramentas do ensino à distância, como as vídeo-aulas, no ensino presencial é benéfico ao processo de ensino-aprendizagem na área de melhoramento genético de plantas.
Palavras-chave Vídeo-aulas, melhoramento genético, flipped classroom
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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