| ISSN | 2237-9045 | 
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa | 
| Nível | Graduação | 
| Modalidade | Ensino | 
| Área de conhecimento | Ciências Agrárias | 
| Área temática | Ciências Agrárias | 
| Setor | Instituto de Ciências Agrárias | 
| Bolsa | FUNARBEN | 
| Conclusão de bolsa | Sim | 
| Apoio financeiro | FUNARBE | 
| Primeiro autor | Aline Araujo Macedo Nunes | 
| Orientador | LILIAN ESTRELA BORGES BALDOTTO | 
| Outros membros | Felipe Matheus Neves da Silva Alvim, PEDRO IVO VIEIRA GOOD GOD, Rafael Alves Silva | 
| Título | Produção de vídeo-aulas criando novas experiências didáticas: conceitos e modelos para o ensino no melhoramento genético de plantas | 
| Resumo | Este projeto tem como objetivo preparar materiais didáticos na área de melhoramento genético de plantas, em formato vídeo-aulas, abordando aulas teóricas específicas, além de gravações durante o ciclo de diversas culturas. Desta forma propõem-se inserir, no futuro, o método pedagógico de sala de aula invertida, flipped classroom, em que o aluno poderá ter acesso ao material previamente disponibilizado no PVANET, servindo como introdução ao assunto que será abordado em sala de aula e também como fixação do conteúdo após as aulas presenciais. Para a produção das aulas narradas foi realizado um planejamento dos temas e síntese do assunto já trabalhado em sala de aula na disciplina de melhoramento genético de plantas dos campi UFV-Rio Paranaíba e UFV-Florestal. Com empenho da equipe em produzir um material didático objetivo e intuitivo, foram definidas funções para cada membro de acordo com suas competências e habilidades. A partir da definição dos temas houve a elaboração de roteiros, onde os conteúdos foram explicados de forma simples e clara, e exemplificados por meio de imagens, tabelas e esquemas interativos para a narração das vídeo-aulas. Também foram preparados slides como base para aplicação de design e animações para uma compreensão visual mais plena. O intuito de todos esses recursos foi agregar valor no que tange à aplicabilidade no ensino padrão. O conteúdo do projeto antes de tomar sua forma definitiva passou por pesquisa e revisão técnica aplicada com a máxima de transmitir conhecimento acerca do conteúdo explanado. É de grande valia ressaltar que um bom design proporciona maior engajamento por parte do público jovem, uma vez que o design altera a funcionalidade do conteúdo e também o torna mais intuitivo. As vídeo-aulas já produzidas foram assistidas por alunos da disciplina AGF 303 - Melhoramento de Plantas (UFV-Florestal). Após a exibição das mesmas foi realizada uma pesquisa estruturada com a intenção de avaliar o impacto de introduzir essa ferramenta no sistema de ensino atual. As respostas obtidas foram positivas com relação ao uso das vídeo-aulas como material complementar ao ensino presencial. Conclui-se que o uso de ferramentas do ensino à distância, como as vídeo-aulas, no ensino presencial é benéfico ao processo de ensino-aprendizagem na área de melhoramento genético de plantas. | 
| Palavras-chave | Vídeo-aulas, melhoramento genético, flipped classroom | 
| Forma de apresentação..... | Painel, Oral |