Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12720

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Wandella Maia de Oliveira
Orientador FABRICIO AGUIAR SILVA
Outros membros THAIS REGINA DE MOURA BRAGA SILVA
Título cidades inteligente : sensoriamento, análise e aplicações
Resumo Atualmente, a propagação de dispositivos móveis tem aumentado em grandes proporções entre a população brasileira. Com isso, é previsto que empresas de telefonia e de serviços móveis tenham suas demandas aumentadas e como consequência, aumenta-se o interesse em conhecer o perfil dos usuários. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é explorar dados de dispositivos móveis de milhares de usuários no Brasil e conhecer melhor o perfil dos usuários e suas características. O trabalho utiliza dois tipos de dados: dos usuários, que contém as informações básicas que possibilitam uma conexão com o segundo dado, que é o de setor censitário. O setor censitário contém informações estatísticas sobre uma unidade de território para fins de controle.
Este trabalho pode ajudar as empresas a conhecer seus usuários e, assim, ofertar melhores serviços. Ao obter informações sobre o usuário, tem-se dados sobre sua preferência de dispositivos e com isso, obtendo a localização de sua residência, pode-se conhecer características específicas da região em que reside. Para isso, foram utilizados dados do censo disponibilizados pelo órgão de pesquisa IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para chegar aos resultados, o projeto passou por duas etapas: a caracterização e a regressão. A caracterização foi feita para identificar as preferências dos usuários, separados em Android e iOS, e a regressão, para estimar um preço que melhor se aproxima das características do usuário. Com isso, foi possível extrair conhecimentos importantes em relação à correlação entre o aparelho móvel do usuário e as características de sua residência. Dentre eles, os dados revelaram, por exemplo, que em regiões com um número de moradores menor por moradia, a incidência de usuários da marca Apple é maior. Além deste, pode-se observar também que regiões onde há predominância de pessoas do gênero feminino, a proporção de usuários Apple também é maior. Então, ao se conhecer melhor o perfil de seus usuários, as empresas podem então prover serviços personalizados e oferecer promoções mais atrativas.
Palavras-chave usuário móvel, caracterização, correlação
Forma de apresentação..... Painel
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