Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12659

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Agrárias
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marcilei Guilhermina Siqueira Gonçalves
Orientador NAIARA BARBOSA CARVALHO
Outros membros Camilla de Almeida Sales, Giovanna Cikos Ferreira, Larissa de Paula Baltazar, Róger Duarte Pinto
Título Caracterização do mercado consumidor de sobremesa láctea elaborada a partir do soro de leite com adição de biomassa de banana verde
Resumo A pesquisa mercadológica é uma das ferramentas mais empregadas para a tomada de decisão no processo de inovação, desenvolvimento e geração de novos produtos. Sua utilização nas empresas visa expressar o comportamento, desejo ou necessidade dos consumidores e consequentemente mensurar a aceitação de certo produto. Nesse sentido, este estudo foi realizado com o objetivo de verificar os hábitos de consumo de sobremesa láctea, a aceitação de um novo produto (sobremesa láctea elaborada a partir do soro de leite e com adição de biomassa de banana verde), e as características socioeconômicas dos participantes. No total, 401 indivíduos foram recrutados de forma aleatória na região metropolitana de Belo Horizonte e responderam os questionários estruturados com questões de caráter exploratório. Os dados foram avaliados por meio da análise descritiva, com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences 21.0® (SPSS), em versão licenciada. A maioria dos entrevistados foi do sexo feminino (56,6%), com idade média de 25,3 anos e desvio-padrão de 10,2 anos, solteiros (80,3%) e com renda mensal familiar de até seis salários mínimos (79,6%). Entre os entrevistados, 48,9% afirmaram consumir produtos lácteos diariamente, sendo que 31,9% afirmaram consumir sobremesa láctea cremosa pelo menos uma vez no mês. Em relação à biomassa de banana verde, 92,5% dos respondentes afirmaram não consumir, sendo que, dos 7,5% restantes que indicaram consumir a biomassa, 15,7% não conhecem os benefícios da mesma. Em relação à sobremesa láctea elaborada com biomassa de banana verde, 85,0% dos respondentes demonstraram ter interesse em consumi-la. Quando questionados sobre os dois principais fatores que os levariam ao consumo do novo produto, os entrevistados indicaram curiosidade (68,8%) e saudabilidade (41,3%). Para a escolha dos sabores das sobremesas a serem desenvolvidas, apresentou-se quatro opções, sendo elas banana, banana e maçã, banana com chocolate e banana e canela. Entre as opções disponíveis, os entrevistados preferiram as duas últimas, com frequências de escolhas de 55,7% e 53,9%, respectivamente. Já em relação à comercialização do produto, 75,4% dos respondentes indicaram um preço unitário entre R$3,50 e R$5,00, para uma embalagem com 180 g do mesmo. Desse modo, a pesquisa mercadológica forneceu informações fundamentais para a inserção desse novo produto no mercado, reduzindo as possibilidades de erros durante a sua elaboração e aumentando as chances de sucesso em sua comercialização.
Palavras-chave desenvolvimento de novos produtos, pesquisa mercadológica, saudabilidade
Forma de apresentação..... Painel
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