Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12636

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Caio Augusto Moreira Campos
Orientador HELDER CANTO RESENDE
Outros membros GLAUCIA BRAGA E SILVA, Marcela Cristina de Queiroz Benvenú
Título Laboratório Virtual de Investigação para o Ensino de Genética e Biologia Molecular
Resumo O acelerado avanço da genética e da biologia molecular, bem como das suas aplicações biotecnológicas representam um constante desafio para o ensino de Genética e Biologia Molecular. Conceitos complexos e de difícil compreensão em aulas teóricas, estrutura precária de laboratórios de ensino e custo elevado de equipamentos e reagentes dificultam a realização de aulas práticas em laboratório. Quando tais laboratórios inexistem, o desafio se torna ainda maior, limitando-se o ensino à apresentação de modelos didáticos e aulas expositivas, que exploram de forma muito superficial os conteúdos, quando não ocorre que as aplicações da biotecnologia são simplesmente ignoradas no processo ensino-aprendizagem. Visando melhorar o processo de ensino de Ciências, em especial a Genética, desenvolvemos o “Laboratório Virtual de Investigação para o Ensino de Genética e Biologia Molecular”. O objetivo foi desenvolver um ambiente virtual de simulação de um laboratório de Genética e Biologia Molecular que oferece ao aluno usuário, um jogo de imersão interativa e o ensino orientado à investigação, realização de testes genéticos e solução de uma cena de crime através das técnicas da Genética Forense. O Laboratório Virtual foi desenvolvido em plataforma Unity 3D, uma engenharia gráfica de desenvolvimento de jogos e simuladores. Utilizou-se também Blender open source de modelagem 3D de objetos e Linguagem C# para criar o ambiente de desenvolvimento, paradigma e linguagem de programação, ferramentas auxiliares para comunicação e controle de tarefas bem como a modelagem 3D e o modelo de classes para representar os objetos do sistema. O jogo se inicia em uma cena de crime, onde o aluno-jogador é desafiado a coletar amostras de materiais que contenham, potencialmente, material biológico para testes de DNA. A partir desta cena, o jogo foi desenvolvido em 4 fases. Fase 1 – coleta de amostras biológicas na cena do crime; Fase 2 – extração de DNA a partir das amostras coletadas; Fase 3 – amplificação de sequências de DNA via PCR; Fase 4 – análise de sequências para identificação de suspeitos do crime. No jogo, foram simulados objetos, equipamentos, vidrarias e soluções comuns em técnicas de análise de DNA, tais como, micropipetas, ponteiras e microtubos, microcentrífuga, vórtex, termociclador, bancadas e vidrarias em geral. O jogo foi aplicado e testado em uma turma de estudantes do curso de Ciências Biológicas, do campus UFV Florestal, concomitante à disciplina Práticas de Genética e Biologia Molecular. Isso permitiu comparar as vantagens e desvantagens em relação à um laboratório físico de ensino de genética. Foram aplicados questionários semi-estruturados para levantar os conhecimentos prévios e a experiência do usuário. Verificou-se uma grande aceitação do jogo que se mostrou útil como ferramenta e recurso didático para o ensino e aprendizagem de genética como alternativa para um ensino mais participativo e dinâmico, com a possibilidade de conciliar jogo e aprendizagem.
Palavras-chave Laboratório, Ciências, Simulador
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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