Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12625

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Agrárias
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Patrícia Natalina dos Santos
Orientador NAIARA BARBOSA CARVALHO
Outros membros Aline Nogueira Barbosa, Gabriel Siqueira Silva, ROBLEDO DE ALMEIDA TORRES FILHO, VANELLE MARIA DA SILVA
Título Terminologias empregadas em alimentos: Conscientização do consumidor para sua autonomia no momento da compra.
Resumo Os consumidores estão buscando, cada vez mais, alimentos saudáveis e inovadores, que sejam seguros e práticos. No entanto, grande parte dos consumidores não está suficientemente esclarecida sobre os significados dos termos diet, light, prebiótico, probiótico, transgênico e irradiado, que são veiculados nos rótulos dos produtos. Assim, eles podem os utilizar de forma inadequada e não obter os benefícios esperados ou, até mesmo, colocar a saúde em risco. Diante disso, verifica-se a importância de proporcionar conhecimento e esclarecimento sobre esses termos para auxiliar os consumidores com uma maior conscientização sobre o consumo desses alimentos. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi promover o conhecimento e a conscientização de 72 jovens do ensino fundamental de uma Escola, situada na cidade de Florestal-MG, sobre os termos diet, light, prebiótico, probiótico, transgênico e irradiado presentes nos rótulos dos alimentos. Inicialmente, os alunos responderam a um questionário estruturado contendo seis questões sobre as definições desses termos alimentícios. Em um segundo momento, outro questionário estruturado contendo perguntas sociodemográficas e sobre os hábitos de consumo e as possíveis doenças relacionadas a esses termos alimentares foi preenchido juntamente com os pais ou responsáveis. Análise descritiva foi realizada no software SPSS 15.0. Os termos diet e light foram abordados no primeiro encontro e os termos prebiótico e probiótico no segundo encontro, enquanto os termos transgênico e irradiado ainda serão abordados no terceiro encontro. O conteúdo dos encontros foi transmitido por meio de palestras que continham explicações sobre definições, diferenças, vantagens e desvantagens, exemplos de alimentos e curiosidades de cada termo. Uma dinâmica, em forma de jogo de perguntas, foi realizada ao final de cada encontro, com intuito de verificar o conhecimento adquirido sobre o conteúdo. Para isso, a turma foi dividida em dois grupos com um aluno respondendo cada pergunta de forma voluntária. O índice de acertos sobre as definições dos termos alimentares no questionário inicial foram: light (69,4%), diet (61,1%), prebiótico (43,1%), probiótico (34,7%), transgênico (29,2%) e irradiado (29,2%). Já no segundo questionário, os alimentos apontados como os mais consumidos foram: produtos lácteos, frutas e hortaliças, chocolates, pão, milho e arroz. Os entrevistados relataram que as doenças mais frequentes em membros da família eram: diabetes (68,2%), pressão alta (52,3%) e obesidade (45,5%). No jogo de perguntas os grupos responderam corretamente a todas as questões (100,0%). Portanto, os alunos estão mais esclarecidos sobre os significados das terminologias diet, light, prebiótico e probiótico, bem como sobre o consumo adequado de alimentos veiculados com esses termos alimentares.
Palavras-chave Conhecimento, termos alimentares, rótulos.
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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