Resumo |
A pesquisa sobre o mercado consumidor da carne bovina é essencial para a indústria frigorífica conhecer sua segmentação. Existe também o interesse em avaliar o impacto da divulgação da "Operação Carne Fraca", a fim de proporcionar uma melhoria na rentabilidade da cadeia produtiva da carne bovina. Assim, o objetivo desse projeto é avaliar os hábitos de consumo de carne bovina dos consumidores e relacionar com o impacto da "Operação Carne Fraca". Foi elaborado um questionário sobre características sócio-demográficas, percepção de qualidade, hábitos de consumo e o impacto da "Operação Carne Fraca". O questionário foi aplicado online pelo site Survio a 371 consumidores de carne bovina residentes na região metropolitana de Belo Horizonte – MG. Realizou-se a análise dos resultados das perguntas referente aos hábitos de consumo, na qual as respostas das seguintes questões foram consideradas: frequência de consumo, forma de compra, frequência de compra, gasto médio mensal familiar, consumo médio mensal familiar e principais cortes cárneos consumidos. Por último, realizou-se a análise estatística de cluster, quanto às respostas referentes à “Operação Carne Fraca”. Os clusters foram caracterizados quanto aos aspectos sócio-demográficos e aos hábitos de consumo. Foi observado que a maioria dos consumidores compra preferencialmente a carne bovina fresca no açougue (53%), uma vez por semana (42%), gastando, em média familiar por mês, de R$ 51,00 até R$ 150,00 (58%) para manter um consumo médio mensal familiar de 5 a 10 kg (67%) numa frequência de 3 a 5 vezes por semana (59%). Os três principais cortes considerados de maior qualidade foram Filé Mignon (74%), Picanha (67%) e Contrafilé (63%), enquanto os três principais cortes mais consumidos foram Alcatra (46%), Contrafilé (45%) e Acém (37%). A Operação “Carne Fraca” afetou o comportamento, mas não o consumo, pois reduziu a confiança e fez com que os consumidores ficassem mais atentos às características de qualidade, porém não diminuiu o consumo de carne bovina, e a maioria discordou que “as empresas de grande porte têm menos qualidade e as empresas de pequeno porte têm menos ainda”. Os clusters formados foram diferentes em relação à caracterização quanto à “Operação Carne Fraca”, já que houve maior perda de confiança do cluster 2 do que o cluster 1. Os clusters não apresentaram diferença quanto aos aspectos sócio-demograficos e hábitos de consumo. Conclui-se que a pesquisa de mercado realizada e a avaliação do impacto da divulgação da "Operação Carne Fraca" possibilita uma melhor atuação sobre o mercado consumidor da carne bovina, atendendo aos diferentes nichos de consumidores e recuperando aqueles que foram, possivelmente, afetados pela notícia. |