Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12613

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Otávio Caetano Marçal
Orientador GUILHERME DE AZAMBUJA PUSSIELDI
Outros membros Juma Nogueira dos Anjos, Luís Fernando Costa de Paula, Tiago Paiva Mota, Wanderson Guimarães Silva
Título Atuação da residência pedagógica nos projetos WILSON + ESPORTES e VÔLEI NA ESCOLA, SIM!1
Resumo Descrição do tema central do trabalho:O projeto “WILSON + ESPORTES” é realizado na Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães desde março de 2018, com as modalidades futsal, peteca e xadrez. A ideia em iniciar o projeto veio através do pedido de estudantes, uma vez que a escola oferecia apenas o projeto “VÔLEI NA ESCOLA, SIM!”. Com a aprovação no programa Residência Pedagógica Educação Física UFV-CAF e a vinda dos residentes, ampliamos o projeto, oferecendo mais modalidades esportivas e jogos aos estudantes, tais como: tênis de mesa, badminton, lutas e jogos de tabuleiro. As novas atividades se iniciaram em fevereiro de 2019. Público-alvo: 66 estudantes, de ambos os sexos, do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, matriculados e frequentes a escola. Justificativa: a Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães está localizada no município de Pará de Minas, em uma região marcada pela vulnerabilidade social e níveis socioeconômicos muito baixos. Diante disso viu-se a possibilidade em ampliar o projeto “VÔLEI NA ESCOLA, SIM!”, e os estudantes em momentos ociosos, praticariam diversas modalidades esportivas e ficariam menos tempo na rua. Objetivo: Os projetos WILSON + ESPORTES e VÔLEI NA ESCOLA, SIM! têm como objetivo principal oportunizar aos estudantes maior vivência nas modalidades esportivas, diminuindo a ociosidade fora do turno escolar. Metodologia: para participar do projeto, os estudantes interessados entregaram uma autorização assinada pelos seus responsáveis, após manifestarem interesse em qual (is) modalidade (s) gostariam de participar. As aulas e atividades foram ministradas pelo professor de Educação Física coordenador e idealizador do projeto, residentes da UFV e estagiários da Unincor. Foram realizados controles de presenças e registros em página do projeto nas redes sociais, onde os pais assinaram uma autorização de uso de imagem. Resultados: obtivemos uma atuação da Residência Pedagógica em todo o planejamento e execução das aulas, com maior participação da comunidade escolar. Foi necessária a criação de uma lista de espera, devido à grande procura. Foram adquiridos novos materiais esportivos, uniformes com logomarca próprios dos projetos. Foi organizada uma gincana ecológica e as atividades tiveram reconhecimento da comunidade. Além disso, foi realizada uma oficina de psicomotricidade, tivemos a participação no JEMG 2019 com o futsal masculino, voleibol e xadrez masculino e feminino e, participação no JEPAM 2019 em todas as modalidades esportivas que o projeto oferece. Conclusão: o projeto tem sido muito importante na vida dos estudantes. Observamos uma melhora na autoestima, confiança, independência, responsabilidade, respeito a regras e normas, respeito ao próximo, melhora e mais comprometimento com a vida escolar, melhora na saúde física e mental, menos tempo de ociosidade nas ruas, mais tempo na escola e mais felicidade. Agência de fomento: Bolsa CAPES. Apoio financeiro: CAPES.
Palavras-chave Residência pedagógica, Projeto esportivo, Ambiente escolar.
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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