Resumo |
Descrição do tema central do trabalho:O projeto “WILSON + ESPORTES” é realizado na Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães desde março de 2018, com as modalidades futsal, peteca e xadrez. A ideia em iniciar o projeto veio através do pedido de estudantes, uma vez que a escola oferecia apenas o projeto “VÔLEI NA ESCOLA, SIM!”. Com a aprovação no programa Residência Pedagógica Educação Física UFV-CAF e a vinda dos residentes, ampliamos o projeto, oferecendo mais modalidades esportivas e jogos aos estudantes, tais como: tênis de mesa, badminton, lutas e jogos de tabuleiro. As novas atividades se iniciaram em fevereiro de 2019. Público-alvo: 66 estudantes, de ambos os sexos, do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, matriculados e frequentes a escola. Justificativa: a Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães está localizada no município de Pará de Minas, em uma região marcada pela vulnerabilidade social e níveis socioeconômicos muito baixos. Diante disso viu-se a possibilidade em ampliar o projeto “VÔLEI NA ESCOLA, SIM!”, e os estudantes em momentos ociosos, praticariam diversas modalidades esportivas e ficariam menos tempo na rua. Objetivo: Os projetos WILSON + ESPORTES e VÔLEI NA ESCOLA, SIM! têm como objetivo principal oportunizar aos estudantes maior vivência nas modalidades esportivas, diminuindo a ociosidade fora do turno escolar. Metodologia: para participar do projeto, os estudantes interessados entregaram uma autorização assinada pelos seus responsáveis, após manifestarem interesse em qual (is) modalidade (s) gostariam de participar. As aulas e atividades foram ministradas pelo professor de Educação Física coordenador e idealizador do projeto, residentes da UFV e estagiários da Unincor. Foram realizados controles de presenças e registros em página do projeto nas redes sociais, onde os pais assinaram uma autorização de uso de imagem. Resultados: obtivemos uma atuação da Residência Pedagógica em todo o planejamento e execução das aulas, com maior participação da comunidade escolar. Foi necessária a criação de uma lista de espera, devido à grande procura. Foram adquiridos novos materiais esportivos, uniformes com logomarca próprios dos projetos. Foi organizada uma gincana ecológica e as atividades tiveram reconhecimento da comunidade. Além disso, foi realizada uma oficina de psicomotricidade, tivemos a participação no JEMG 2019 com o futsal masculino, voleibol e xadrez masculino e feminino e, participação no JEPAM 2019 em todas as modalidades esportivas que o projeto oferece. Conclusão: o projeto tem sido muito importante na vida dos estudantes. Observamos uma melhora na autoestima, confiança, independência, responsabilidade, respeito a regras e normas, respeito ao próximo, melhora e mais comprometimento com a vida escolar, melhora na saúde física e mental, menos tempo de ociosidade nas ruas, mais tempo na escola e mais felicidade. Agência de fomento: Bolsa CAPES. Apoio financeiro: CAPES. |