Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12929

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Gabriela Lorena de Oliveira
Orientador LUCAS MASSOTE DE MELO LEITE
Título Treinamento no serviço público: uma abordagem com servidores técnico-administrativos
Resumo Em um período de mudanças na forma de gestão do Estado, e consequentemente gestão das universidades, é crucial que haja uma abordagem estratégica da administração de recursos humanos pois são, as pessoas, um dos principais elos da existência das organizações (Leite e Albuquerque, 2012). Para que isso ocorra, é fundamental a implantação de políticas e ações de treinamento de pessoal. Neste sentido, o treinamento tem como objetivo a melhoria da atuação das organizações na sociedade, de forma a ampliar suas ações e propiciar eficiência em suas atividades (Moraes Sobrinho e Silva, 2015). Diante do contexto em que se encontram as universidades públicas, em particular após sua expansão pelo programa REUNI, a presente pesquisa tem por objetivo geral identificar as ações realizadas e necessidade de treinamento dos servidores técnico-administrativos do Campus UFV-Florestal. A presente pesquisa, de natureza aplicada, teve caráter descritivo (Gil, 1994). A coleta de dados ocorreu por meio de questionário aplicado a técnico-administrativos ocupantes de cargos de auxiliares de administração (nível C) e assistentes de administração (nível D), do Campus UFV-Florestal. Tais dados demonstram o perfil jovem dos servidores, ocasionado possivelmente pela expansão do programa REUNI e por novas contratações. A contração para o cargo é feita através de concurso público, que por via de regra exige ensino médio ou técnico. Dos 24 entrevistados, 91% possuí nível superior, mais de 50% possuí especialização lato-sensu e 17% mestrado. A maior parte dos entrevistados afirmam ter feito alguma atividade de qualificação, após entar na UFV. Conforme os respondentes, 62% não participou de nenhum tipo de treinamento nos últimos 36 meses. Da porcentagem dos que participaram, aproximadamente 45% realizaram cursos de curta duração (20,83% de forma presencial e 25% à distância). Das pessoas entrevistas, 91% não receberam qualquer tipo de treinamento ao ingressar na UFV. Para os respondentes a UFV poderia oferecer e incentivar mais cursos de capacitação e ser mais flexível com horários para realização das atividades. As áreas com maior necessidade segundos os técnicos administrativos são administração, serviço público e comportamental.
Palavras-chave Universidade pública, servidor público, gestão de pessoas
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
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