Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12927

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariana Bueno Reis
Orientador RICARDO WAGNER DE MENDONCA TRIGO
Outros membros Filipe Augusto Viana Bernardes, Samuel Schaiffer Fonseca Miranda
Título Análise da aptidão física para saúde de escolares do ensino médio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal
Resumo INTRODUÇÃO: A Educação Física Escolar é uma disciplina curricular cuja especificidade lhe atribui responsabilidades inerentes ao desenvolvimento da cultura corporal do movimento humano. Entende-se por cultura corporal do movimento humano a competência relativa às habilidades passíveis de educar crianças e jovens para a utilização adequada de seu tempo de lazer através de práticas corporais tais como o esporte, a dança, a ginástica e jogos. Atribui-se à Educação Física escolar responsabilidades relevantes como: realizar intervenções na área da promoção da saúde através da educação para uma vida fisicamente ativa e esportivamente rica; desenvolver estratégias para que crianças e jovens desenvolvam o hábito de praticarem atividades esportivas; proporcionar hábitos de lazer fisicamente ativos através do acesso às práticas esportivas qualificadas; desencadear alternativas para a democratização das práticas esportivas, dentre outras. OBJETIVOS: Verificar o nível de aptidão física para a saúde de escolares do ensino médio federal, além de analisar as possíveis alterações desse nível segundo o sexo. MATERIAIS E MÉTODOS: Para atingirmos os objetivos propostos, realizou-se um estudo transversal descritivo, utilizando como instrumento de avaliação a Bateria de Testes do PROESP-BR. Essa bateria é composta de quatro componentes avaliativos a saber: composição corporal, aptidão cardiorrespiratória, flexibilidade e resistência muscular localizada, além da aferição da estatura e massa corporal para o cálculo do IMC. RESULTADOS: Participaram do estudo 53 estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio de ambos os sexos. Os resultados do IMC apontaram que 67,9% da amostra está classificada como eutrófica ou normal, sendo que 73,1% das meninas e 63% dos meninos estão nesta classificação, porém, 32,1% dos estudantes avaliados estão com excesso de peso (26,8% das meninas e 37% dos meninos). Quando analisado o desempenho cardiorrespiratório indicou risco à saúde em 95% da amostra feminina e 81,5% dos meninos. No teste de resistência muscular 77,3% das meninas estão classificadas como zona de risco à saúde, enquanto 60% dos meninos se encontram na mesma classificação. Na capacidade física flexibilidade, 65,2% da amostra do sexo feminino e 70% da masculina foram classificados em zona saudável. CONCLUSÃO: Os escolares analisados nesse estudo, apresentaram índices de excesso de peso preocupantes, além de estarem em boa parte dos quesitos avaliados na zona de risco à saúde (desempenho cardiorrespiratória e resistência muscular localizada), o que indica, que a metodologia aplicada pelo professor desse conteúdo, deva ser repensada para que os estudantes tenham uma melhor qualidade de vida.
Palavras-chave Aptidão física, Excesso de peso, Escolares.
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
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