Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12920

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Bárbara dos Santos Couto
Orientador DANIELLE FRANCO NICOLAU LARA
Outros membros Aline Lins Lopes, Karine Mares Meira Andrade, Lucas Eduardo de Oliveira Azevedo, Ovidiane Ferraz Lage
Título Residência pedagógica com ênfase na vivência escolar
Resumo O programa Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo atuar na formação do licenciando, aperfeiçoando sua formação prática, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da metade de seu curso, e abrange várias atividades sendo uma delas as regências em sala de aula e intervenções pedagógicas.
O RP funciona como um estágio, porém de forma ampla, pois as regências são acompanhadas por um professor (a) da própria escola com experiência na área de ensino do licenciado e também por um (a) orientador (a) da instituição de ensino formadora. O programa é de suma importância para os licenciados, pois atua na formação do professor por meio da realização de projetos, o que oportuniza a vivência do dia a dia escolar, induzindo, fortalecendo, ampliando e consolidando a relação entre a IES e a escola. Assim, O RP estimula o protagonismo das redes de ensino na formação de futuro professores, moldando currículos, propostas pedagógicas e adaptando a aproximação da formação acadêmica das reais demandas do ensino público. Os residentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFV- Campus Florestal foram inseridos na Escola Estadual Maria Rita Duarte.
Na primeira etapa os residentes apenas observaram a escola, os documentos da mesma e as aulas regidas pelo professor da área de ensino. Na segunda etapa e atual os mesmos utilizaram várias intervenções pedagógicas com o intuito de inovar as aulas didáticas, trabalhando os conteúdos de uma forma diferente, estimulando os alunos, a pensar, questionar e ter um senso crítico aprimorado. Através da experiência escolar os residentes vivenciaram resultados positivos trabalhando em projetos como saída de campo, feira de ciências, uso do laboratório de ciências da escola, diversas palestras educativas e aulas lúdicas, intervenções pedagógicas que tiveram um resultado satisfatório, pois os alunos passaram a valorizar a matéria em questão, notando a sua importância e melhorando o seus desempenhos escolares. Entretanto também foram notados pontos negativos como a violência escolar, sendo presente e fortemente evidenciado na escola. Há também, falta de estímulos de vários alunos quanto ao seu futuro profissional e acadêmico, além, da grande falta de respeito que muitos têm uns com os outros. A escola em questão possui pouca estrutura física e sem acesso a cadeirantes, o que torna difícil trabalhar de formar criativa, atualmente a mesma está passando por uma reforma estrutural. Conclui-se que o programa residência pedagógica tem obtido grandes resultados de forma eficiente, já que foram notadas grandes modificações pedagógicas positivas tanto na maneira de abordar os conteúdos quanto no desempenho dos alunos. O trabalho a ser apresentado no SIA abordará essa vivência escolar, experimentada pelos residentes, abordando os pontos positivos e negativos, além de apresentar um estudo de caso sobre a violência escolar.
Palavras-chave Educação, Ambiente escolar, Licenciando;
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
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