Resumo |
O estudo trata de uma análise feita na dinâmica escolar, tendo como ponto inicial uma reflexão sobre os usos das tecnologias e como os professores as percebem. A aproximação com a temática se deu por meio de uma situação problema vivenciada na experiência da docência, concebida por meio de um programa de iniciação da formação profissional nos cursos de licenciatura, a Residência Pedagógica na Universidade Federal Viçosa – Florestal (UFV/CAF). Nesse processo, foi identificada a dificuldade da escola em lidar com uso excessivo da tecnologia móvel pelos estudantes. Então, surgiu a ideia de problematizar essas situações em que os conflitos são existentes na dinâmica escolar. Tal situação, pode trilhar o percurso de soluções imediatistas como a proibição dos usos ou para uma reflexão acerca do uso pedagógico dessas tecnologias. O objetivo do estudo foi analisar as percepções dos professores sobre os usos de celular na prática educativa e suas implicações na dinâmica escolar. Para tal, buscou-se diagnosticar os usos do celular na escola; identificar a percepção dos professores sobre os usos do celular no ambiente escolar; investigar possíveis metodologias para tornar possível os usos do celular como instrumento na prática pedagógica. A invetigação pautou-se numa abordagem de cunho qualitativa, articulando pesquisa bibliográfica e de campo concretizada no estudo de caso. Foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com professores de diferentes áreas do conhecimento de uma escola pública do município de Pará de Minas/MG. Os sujeitos da pesquisa foram 6 professores, estando 2 na situação de gestão sendo Vice-Diretora (Professora de Matemática) e Supervisora (Professora de Educação Física). E 4 na situação de professor, sendo eles Educação Física, Ciências e Química, Inglês, Ciências e Sala Recurso. As entrevistas foram gravadas e transcritas e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Ainda que a escola apresente possibilidades que podem ser viabilizados em vista do suporte tecnológico que ela possui, percebe-se a necessidade de haver processos mais efetivos de construção coletivas, por meio do diálogo entre os professores, com os alunos e também de alternativas da gestão. Tendo em vista as potencialidades dos usos da Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), é inegável sua contribuição na prática pedagógica quando apropriada de maneira inovadora e trazendo metodologias que se distanciam da perspectiva tradicional de ensino, podendo tornar-se ferramentas pedagógicas inovadoras. |