Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12907

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Matheus Aguiar Melo
Orientador DANIELLE FRANCO NICOLAU LARA
Outros membros Gabriel Singh Bruno, Natalia de Lima Silva
Título Residência Pedagógica: experiências vivenciadas pelos licenciandos em Matemática
Resumo O programa Residência Pedagógica tem como objetivo aperfeiçoar a formação dos licenciandos por meio do desenvolvimento de projetos; induzir a reformulação da formação prática nos cursos de licenciatura; e promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da BNCC.
O programa foi dividido em três etapas: curso de formação, fase de ambientação e regências.
No curso de formação, nós (o conjunto de residentes do curso de licenciatura em matemática), discutimos alguns artigos, possibilitando assim, um embasamento teórico para a profissão docente e sobre as leis que a regem.
A fase de ambientação foi uma etapa para conhecimento da escola, na qual pesquisamos sobre seu funcionamento, avaliamos sua estrutura física, observando a realidade escolar e os principais problemas enfrentados, bem como as principais qualidades evidenciadas na realidade escolar. Analisamos também o ensino do conteúdo da matemática na escola e o processo de avaliação; fizemos análise do trabalho docente, do projeto político pedagógico, do plano de curso, do livro didático e uma breve pesquisa sobre os estudantes da escola. Nessa etapa do programa, demos início às observações de aulas, e no final, apresentamos um seminário sobre as situações que mais nos chamou a atenção durante essa fase.
Para a etapa de regências, o programa prevê que no mínimo 100 horas de sua carga horária total seja disponibilizada para a mesma. Em nosso grupo, dividimo-nos em turmas do 2º ano do Ensino Médio e do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende.
As regências foram ministradas no 2º bimestre, e também ocorrerão no 4º. Para isso, fomos separados em duplas, cada uma com uma turma de 2º e de 7º ano. Os planos de aula foram elaborados em conjunto, para que as turmas andassem em sintonia com o conteúdo lecionado, mas cada residente lecionava o conteúdo com sua particularidade e sua didática.
A experiência vivida por cada um de nós em sala de aula é singular. Entre algumas experiências em comum está o afeto dos alunos e a diferença entre o interesse de alunos de uma mesma classe. Destacando o 2º ano do Ensino Médio, após uma discussão entre os residentes do grupo, resolvemos abordar essa aparente diferença entre turmas neste trabalho.
Durante as regências, propomos uma atividade de investigação interdisciplinar que tratava de estudar um sistema presa-predador composto de coelhos e lobos. Nesta atividade, os alunos foram incentivados a pensar no que aconteceria em um sistema em que coelhos e lobos interagem entre si, e por meio destas interações, influenciam nas populações uns dos outros.
No Simpósio de Integração Acadêmica, apresentaremos as atividades desenvolvidas por nós enquanto residentes do curso de licenciatura em matemática bem como nossas experiências vividas durante o programa, detalhando a atividade de investigação acima mencionada.
Palavras-chave Matemática, experiências, docência.
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
  • Oral: Salão Nobre, 24/10/2019, de 13:00 a 17:00
Gerado em 0,69 segundos.