Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
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Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Ciências Exatas e da Terra |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa | FUNARBIC/FUNARBE |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | João Augusto Faria de Sousa |
Orientador | LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA |
Título | A utilização de uma metodologia ativa para melhoria do ensino de Física no curso de Agronomia da UFV - Campus Florestal: O caso da instrução por pares |
Resumo | INTRODUÇÃO: Neste projeto de pesquisa em ensino aplicamos uma metodologia ativa, especificamente para as disciplinas FIF191 – Introdução à Mecânica e FIF193 – Introdução aos Fluidos e Termodinâmica, lecionada no Campus UFV-Florestal exclusivamente para estudantes do curso de Agronomia. Há relatos históricos entre docentes de Física e Matemática de uma certa resistência destes estudantes com relação a aprendizagem em disciplinas de “exatas”. Nosso trabalho, um estudo de caso, foi aplicar a Metodologia de Instrução por Pares (modificada) nestas disciplinas. O método foi utilizado nas disciplinas FIF191 em 2018/2 e disciplina FIF193 em 2019/1. A partir da nossa experiência didática, entrevistas realizadas com alunos voluntários(as) disciplinas, e dados referentes as atividades realizadas em sala de aula, realizamos o estudo dessa aparente dificuldade dos alunos com exatas, elaborando diferentes estratégias para contornar esse problema, e otimizar o processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVOS: - Melhorar o rendimento das disciplinas FIF191 e FIF193; - Fazer análise crítica e sistemática do nosso desenvolvimento; - Escrita de artigo científico, para socialização dos nosso resultados; - Confecção de material didático próprio para as disciplinas. METODOLOGIA: Nossa pesquisa consiste em analisar como os alunos aprendem física, como se adaptam ao uso da Instrução por Pares. Utilizando uma metodologia ativa, temos um acesso mais claro ao nível de assimilação da teoria física pelos alunos durante o desenvolvimento da disciplina. Estudamos o bloqueio dos alunos da agronomia com física e matemática, tentando acessá-lo simultaneamente. São aplicadas questões conceituais e problemas quantitativos online, com o intuito de reforçar conceitos nos quais identificamos maior dificuldade de assimilação, e de conseguir maior engajamento dos alunos no estudo do conteúdo antes e depois de ser trabalhado em sala de aula. São utilizadas estas questões, e diário de bordo (feito pelo bolsista em sala de aula) para análise do entendimento dos alunos sobre os conceitos trabalhados em sala, a para que as aulas posteriores sejam reforçadas nos pontos fracos dos estudantes, e para estimulá-los a ter um desempenho melhor nas aulas. RESULTADOS: Conseguimos alta diminuição nos índices de reprovação das disciplinas, dado que está sendo analisado com cuidado ainda, para análise de sua confiabilidade. Conseguimos identificar, através das aulas, discussões do grupo de pesquisa e entrevistas, uma grande defasagem dos alunos em relação a exatas, onde conseguimos detalhes sobre os motivos que continuam sendo estudados. CONCLUSÕES: Identificamos vários pontos que dificultam a aprendizagem dos alunos em física, como a defasagem da educação básica de muitos, e uma cultura forte de resistência ao estudo da física. A partir da nossa pesquisa conseguimos elaborar estratégias para contorno deste problema, as quais estão sendo sistematizadas para escrita de artigo científico. |
Palavras-chave | Intrução por pares, Ensino de Física, Metodologias Ativas |
Apresentações |
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