Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12896

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rosinéia Gonçalves de Souza
Orientador GERMANO CARNEIRO DA COSTA
Outros membros Elen Cristina Alves Barbosa
Título Modelos didáticos no ensino do fluxo da informação genica: Uma proposta de inclusão de alunos com deficiência visual
Resumo A inclusão de pessoas com deficiência visual em salas de aulas regulares representa um conjunto de desafios no processo de ensino e aprendizagem não apenas para os educandos que apresentam esse tipo de deficiência, mas também para os professores, que devem estar capacitados à efetiva satisfação desse trabalho inclusivo. Esse desafio é maior quando o assunto em questão é muito abstrato e de alta complexidade, uma vez que os discentes não conseguem visualizar os objetos como é o caso dos temas relacionados a Biologia Molecular. Além disso, soma-se o fato do vocabulário empregado na disciplina ser complexo, e ainda uma dificuldade para a compreensão e diferenciação dos conceitos envolvidos.
Assim, a presente proposta tratou de criar modelos didáticos adaptados para estudantes com deficiência visual, visando fomentar o aprendizado de conceitos relativos ao fluxo da informação gênica, que é amplamente abordado no ensino médio. A revisão de literatura especializada e da legislação vigente relacionada a inclusão de deficientes visuais também compôs parte da estratégia adotada para a criação dos modelos didáticos. Foram confeccionados três modelos didáticos adaptados em alto relevo, coloridos, com legendas em braile, produzidos com materiais de fácil acesso e baixo custo como isopor, barbante, tintas guache, linha de nylon, palitos de madeira que poderão ser utilizados para explicar alguns conceitos, como: a estrutura molecular do DNA; processos de transcrição e tradução. Os modelos priorizaram a manipulação por parte dos estudantes com deficiência visual e também os videntes, compondo importante ferramenta facilitadora do aprendizado. O desenvolvimento dos modelos contou com ajuda de professora especialista, da rede municipal e estadual do município de Florestal-MG. A profissional avaliou o trabalho como satisfatório, onde foi verificado que os modelos desenvolvidos apresentam características que podem auxiliar no ensino do fluxo de informação gênica, na disciplina de Biologia.
Palavras-chave Educação inclusiva, Fluxo da informação gênica, materiais didáticos
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
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