Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12892

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Larissa Rodrigues Chaves
Orientador DANIELLE FRANCO NICOLAU LARA
Outros membros LUIS CARLOS GOUVEA, Michele Auxiliadora Vasconcelos
Título O Residência Pedagógica nos contextos escolares e Acadêmicos
Resumo O papel ocupado pelo professor no cenário escolar está cada vez mais em pauta nas discussões e pesquisas. Segundo Pimenta (2002), desde a década de 90, a ideia de professor reflexivo e pesquisador ganharam espaço, devido à relevância de cada ato produzido por ele em sala de aula. Para uma formação eficaz dos docentes a CAPES (responsável pelo incentivo a formação inicial de professores para a Educação Básica) financia projetos pedagógicos embasados na ideia de que a experiência e aprendizagem necessária para complementar a preparação dos licenciandos se faz com o contato ao cotidiano escolar.
Entre os programas da CAPES está o Residência Pedagógica, projeto acadêmico capaz de substituir o estagio supervisionado das licenciaturas ao passo que proporciona ao residente a ambientação nas escolas de ensino básico além de favorecer a prática de regência e planejamento, com a devidas supervisões e apoios acadêmicos, onde os residentes se relacionam com os professores e estudantes do ensino básico.
No entanto percebemos que essas relações nem sempre são sutis, de acordo com Novoa (2008, p. 277),
"[...] a atividade docente se caracteriza também por uma grande complexidade do ponto de vista emocional. Os docentes vivem em um espaço carregado de afetos, sentimentos e conflitos."
Ao se trabalhar com o ensino de uma ciência cuja maior parte é abstrata e direcionada a adolescentes que inconscientemente não conseguem separar suas frustrações, curiosidades e discordâncias educacionais das relações interpessoais, percebemos essa complexidade emocional.
De todas as experiências vivenciadas, selecionamos, para apresentar no SIA, o tema: "A relação entre o estagiário e o aluno", tema motivo de dificuldades e de bastante estudo no exercício do estágio. Uma vez que as relações entre os indivíduos na sala de aula se dão de forma única, é importante compreender as significações dadas pelos envolvidos no programa.
A partir das análises de referenciais teóricos sobre o tema elaboramos questionários para serem aplicados aos estudantes do ensino médio e aos residentes da química de maneira totalmente anônima. Essa ferramenta auxiliará os autores desse trabalho no processo de verificação dos pareceres dados, pelos envolvidos, sobre o projeto educacional. De modo a considerar o impacto causado pelo programa tanto na escola de aplicação quanto para a vida acadêmica dos seus licenciados.
Diante da analise dos questionários aplicados, esperamos uma variedade de opiniões que possam condizer ou não com o que já é esperado pelos referenciais teóricos da área. O que contribuirá significativamente para a condução do programa numa próxima etapa. Portanto, com esse trabalho busca-se responder questões como "A relação entre o estagiário e o aluno, até onde impacta no estágio curricular das licenciaturas?" , levantadas pelos próprios residentes e demais envolvidos com o projeto.
Palavras-chave Educação, Residência Pedagógica, Química
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
  • Oral: Local e horário não definidos.
Gerado em 0,74 segundos.