Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
---|---|
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Larissa Rodrigues Chaves |
Orientador | DANIELLE FRANCO NICOLAU LARA |
Outros membros | LUIS CARLOS GOUVEA, Michele Auxiliadora Vasconcelos |
Título | O Residência Pedagógica nos contextos escolares e Acadêmicos |
Resumo | O papel ocupado pelo professor no cenário escolar está cada vez mais em pauta nas discussões e pesquisas. Segundo Pimenta (2002), desde a década de 90, a ideia de professor reflexivo e pesquisador ganharam espaço, devido à relevância de cada ato produzido por ele em sala de aula. Para uma formação eficaz dos docentes a CAPES (responsável pelo incentivo a formação inicial de professores para a Educação Básica) financia projetos pedagógicos embasados na ideia de que a experiência e aprendizagem necessária para complementar a preparação dos licenciandos se faz com o contato ao cotidiano escolar. Entre os programas da CAPES está o Residência Pedagógica, projeto acadêmico capaz de substituir o estagio supervisionado das licenciaturas ao passo que proporciona ao residente a ambientação nas escolas de ensino básico além de favorecer a prática de regência e planejamento, com a devidas supervisões e apoios acadêmicos, onde os residentes se relacionam com os professores e estudantes do ensino básico. No entanto percebemos que essas relações nem sempre são sutis, de acordo com Novoa (2008, p. 277), "[...] a atividade docente se caracteriza também por uma grande complexidade do ponto de vista emocional. Os docentes vivem em um espaço carregado de afetos, sentimentos e conflitos." Ao se trabalhar com o ensino de uma ciência cuja maior parte é abstrata e direcionada a adolescentes que inconscientemente não conseguem separar suas frustrações, curiosidades e discordâncias educacionais das relações interpessoais, percebemos essa complexidade emocional. De todas as experiências vivenciadas, selecionamos, para apresentar no SIA, o tema: "A relação entre o estagiário e o aluno", tema motivo de dificuldades e de bastante estudo no exercício do estágio. Uma vez que as relações entre os indivíduos na sala de aula se dão de forma única, é importante compreender as significações dadas pelos envolvidos no programa. A partir das análises de referenciais teóricos sobre o tema elaboramos questionários para serem aplicados aos estudantes do ensino médio e aos residentes da química de maneira totalmente anônima. Essa ferramenta auxiliará os autores desse trabalho no processo de verificação dos pareceres dados, pelos envolvidos, sobre o projeto educacional. De modo a considerar o impacto causado pelo programa tanto na escola de aplicação quanto para a vida acadêmica dos seus licenciados. Diante da analise dos questionários aplicados, esperamos uma variedade de opiniões que possam condizer ou não com o que já é esperado pelos referenciais teóricos da área. O que contribuirá significativamente para a condução do programa numa próxima etapa. Portanto, com esse trabalho busca-se responder questões como "A relação entre o estagiário e o aluno, até onde impacta no estágio curricular das licenciaturas?" , levantadas pelos próprios residentes e demais envolvidos com o projeto. |
Palavras-chave | Educação, Residência Pedagógica, Química |
Apresentações |
|