Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12879

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Marco Túlio Moreira
Orientador ROBSON LUIZ SANTOS
Outros membros Augusto Meireles Vargas, Bruno Vinicius Gomes Silva, João Vitor Nunes Santos, Maria Rita Vasconcelos Brandão Souza
Título Projeto e construção da aeronave Acauã
Resumo Esse trabalho constitui de elaboração do projeto de uma aeronave rádio controlada, sua construção e ensaios estaticos e dinâmicos tendo em vista a participação na competição SAE Brasil Aerodesign. Para isso é formada uma equipe de alunos de graduação que serão responsáveis por fazer um relatório e uma aeronave que cumpra a missão dada pela organizadora da competição. Esse projeto tem como objetivo levar seus participantes a aplicar seus conhecimentos de física, matemática e engenharia para encontrar materiais ideais, teste de resistência, cálculos aerodinâmicos, análise de forças no taxiamento, decolagem, voo e pouso. Com isso dá-se início a construção da aeronave cujos únicos equipamentos que não são elaborados pela equipe são hélice, motor e sistema de rádio controle. Todo restante é elaborado e fabricado pela equipe. Para execução é utilizado os cálculos feitos pelos membros, análises e projeto CAD que são realizados no Laboratório de Física Aplicada(LaFA) no qual tem-se ferramentas, equipamentos e materiais que são usados normalmente em aeromodelos. A missão da aeronave é levar a maior carga com menor peso vazio do avião (Coeficiente Estrutural). Usamos então madeira balsa e fibra de carbono como principais materiais para elaboração da mesma, sendo um desafio otimizar e combinar o uso das duas. O projeto conceitual da aeronave começa na avaliação da melhor configuração de aeronave que atenda às regras da competição para o ano em questão. Em seguida é pensado no perfil aerodinâmico que será utilizado na asa. Para isso temos que levar em conta o motor que já é pré estabelecido pela organização e isso limita velocidade e carga. Os dados são encontrados através de análises em CFD. Após o projeto da asa, partimos para o projeto das superfícies de cauda que atuam no controle e estabilidade da aeronave. Por fim são projetados os trens de pouso da aeronave e a fuselagem que é a peça que integra todas as partes anteriormente citadas. Com isso definido são feitas as análises CAE, otimizadas as formas através do próprio programa. Quanto menor o peso da aeronave e maior o peso da carga, maior é eficiência estrutural. Com o projeto pronto partimos para fabricação. Esse ano em comparação com os anos anteriores chegamos a uma área de secção frontal menor que os demais e também reforçamos consideravelmente o trem de pouso para maior suporte às cargas no pouso.
Palavras-chave Dinâmica de fluidos, estabilidade, aerodesign
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
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