Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Ciências Exatas e da Terra |
Setor |
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa |
PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CNPq |
Primeiro autor |
Marco Túlio Moreira |
Orientador |
ROBSON LUIZ SANTOS |
Outros membros |
Augusto Meireles Vargas, Bruno Vinicius Gomes Silva, João Vitor Nunes Santos, Maria Rita Vasconcelos Brandão Souza |
Título |
Projeto e construção da aeronave Acauã |
Resumo |
Esse trabalho constitui de elaboração do projeto de uma aeronave rádio controlada, sua construção e ensaios estaticos e dinâmicos tendo em vista a participação na competição SAE Brasil Aerodesign. Para isso é formada uma equipe de alunos de graduação que serão responsáveis por fazer um relatório e uma aeronave que cumpra a missão dada pela organizadora da competição. Esse projeto tem como objetivo levar seus participantes a aplicar seus conhecimentos de física, matemática e engenharia para encontrar materiais ideais, teste de resistência, cálculos aerodinâmicos, análise de forças no taxiamento, decolagem, voo e pouso. Com isso dá-se início a construção da aeronave cujos únicos equipamentos que não são elaborados pela equipe são hélice, motor e sistema de rádio controle. Todo restante é elaborado e fabricado pela equipe. Para execução é utilizado os cálculos feitos pelos membros, análises e projeto CAD que são realizados no Laboratório de Física Aplicada(LaFA) no qual tem-se ferramentas, equipamentos e materiais que são usados normalmente em aeromodelos. A missão da aeronave é levar a maior carga com menor peso vazio do avião (Coeficiente Estrutural). Usamos então madeira balsa e fibra de carbono como principais materiais para elaboração da mesma, sendo um desafio otimizar e combinar o uso das duas. O projeto conceitual da aeronave começa na avaliação da melhor configuração de aeronave que atenda às regras da competição para o ano em questão. Em seguida é pensado no perfil aerodinâmico que será utilizado na asa. Para isso temos que levar em conta o motor que já é pré estabelecido pela organização e isso limita velocidade e carga. Os dados são encontrados através de análises em CFD. Após o projeto da asa, partimos para o projeto das superfícies de cauda que atuam no controle e estabilidade da aeronave. Por fim são projetados os trens de pouso da aeronave e a fuselagem que é a peça que integra todas as partes anteriormente citadas. Com isso definido são feitas as análises CAE, otimizadas as formas através do próprio programa. Quanto menor o peso da aeronave e maior o peso da carga, maior é eficiência estrutural. Com o projeto pronto partimos para fabricação. Esse ano em comparação com os anos anteriores chegamos a uma área de secção frontal menor que os demais e também reforçamos consideravelmente o trem de pouso para maior suporte às cargas no pouso. |
Palavras-chave |
Dinâmica de fluidos, estabilidade, aerodesign |
Apresentações |
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Painel:
Ginásio,
24/10/2019, de 08:00 a 20:30
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