Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12873

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Humanas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bruno Araújo Barcelos
Orientador RICARDO WAGNER DE MENDONCA TRIGO
Outros membros Breno Henrique Pimenta Santos, Hialynne Lara Lage Damasceno, Paulo César Marques Ferreira
Título Interferências do ambiente na motivação das aulas de Educação Física no ensino médio da cidade de Florestal/MG
Resumo INTRODUÇÃO: Dentro do contexto escolar, a disciplina de Educação Física é um dos conteúdos curriculares essenciais para a formação integral da criança e do adolescente, sendo uma disciplina curricular obrigatória na educação básica. O presente estudo se justificou na necessidade de analisar quais são os prováveis fatores, que levam a desmotivação de alunos nas aulas de Educação Física do ensino médio, considerando que na cidade de Florestal as aulas são ministradas em dois locais diferentes, em dois ambientes diferentes, qual sejam, a escola localizada na região central da cidade e dentro do Campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Para além desse aspecto ambiental, percebe-se que atualmente o nível de atividade física em jovens tem apresentado certo declínio, provavelmente pelas facilidades que a vida moderna oferece, tais como: meios de transportes mais eficazes, facilidade de comunicação à distância e atrativos como os jogos de computadores ou eletrônicos. Neste sentido, a Educação Física escolar assume um papel importante na motivação destes jovens na intenção de aumentar e fixar a sua participação nas atividades físicas, principalmente para ao longo de suas vidas. OBJETIVOS: Determinar se o meio no qual as aulas de Educação Física são realizadas motivam a participação de estudantes do ensino médio nestas aulas, além de relacionar os principais pontos que na opinião dos discentes causam a desmotivação nas aulas de Educação Física. MATERIAIS E MÉTODOS: Tratando-se de uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo descritiva. A população foi constituída por estudantes de ambos os sexos, matriculados do 1º ao 3º ano do ensino médio de uma escola estadual do município Florestal do estado de Minas Gerais, onde ocorre suas aulas em duas unidades: Centro e CEDAF. A amostra foi composta de 73 estudantes, que cumpriram os requisitos para a participação na pesquisa. Foi utilizado como instrumento o questionário de Kobal (1996) a respeito da motivação intrínseca e extrínseca, que é composto por seis questões com 32 afirmativas, e foi utilizado a escala LIKERT para responder o mesmo. RESULTADOS: Constatou-se que os estudantes da unidade CEDAF se sentem mais desmotivados para participarem das aulas de Educação Física, quando se compara com os estudantes da unidade Centro. Podendo destacar a afirmativa “Não gosto das aulas de Educação Física quando: Não simpatizo com o professor”, onde obteve uma concordância dos estudantes da unidade CEDAF, e também destaca-se a afirmativa “Não gosto de das aulas de Educação Física quando: Meus colegas zombam de minhas falhas”, onde os estudantes da unidade CEDAF levam em bastante consideração. Deixando assim exposto que os fatores extrínsecos venham afetar efetivamente em sua motivação durantes as aulas. CONCLUSÃO: Conclui-se que os fatores externos ligados a participação, ser comparado com o outro e a relação professor-aluno, intervêm expressamente na motivação dos estudantes pesquisados.
Palavras-chave Motivação, Estudantes, Educação Física.
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
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