Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12866

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ana Carolina Martins Rocha
Orientador HELDER CANTO RESENDE
Título Conservação ecossistêmica: comparativo entre sua abordagem em livros didáticos brasileiros e portugueses.
Resumo A chegada dos portugueses e sua colonização exploratória ao território brasileiro caracteriza o início da perda de biodiversidade do país. A educação brasileira também se relaciona diretamente com a colonização, com a escolaridade no Brasil-Colônia regida pelos jesuítas. Esta relação histórica demonstra a relevância de estudos comparativos entre os dois países. O presente estudo foi idealizado durante um intercâmbio na Universidade de Coimbra, como bolsista Capes/PLI Programa de Licenciaturas Internacionais, no período de 2018/2 a 2019/1, quando foi possível conhecer escolas portuguesas, bem como suas políticas conservacionistas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi comparar as abordagens educacionais conservacionistas atuais utilizadas em livros didáticos de Ciências do 7° e 8° anos do Ensino Fundamental, anos estes, de correspondência dos eixos temáticos ecossistema e conservação em cada país citado. Verificou-se quais ecossistemas, recursos e gestões ambientais nacionais são abordados em cinco manuais e livros didáticos de cada país, correlacionando a abordagem, conteúdos e métodos utilizados nas escolas. Foram analisadas comparativamente os sumários dos manuais e livros didáticos e sua correspondência com parâmetros curriculares; utilização de gráficos, mapas, dados e imagens nacionais como exemplos; citação de ONGs e grupos de ação conservacionistas; abordagem da legislação ambiental nacional, e inclusão de links virtuais. Foram realizadas análises quantitativas e análise de conteúdo de Bardin para as variáveis discursivas. Os resultados parciais apontam para diferenças entre as amostras de cada país. Percebe-se que os manuais de Portugal possui uma tendência para a abordagem da legislação ambiental nacional e políticas públicas voltadas para a conservação de seu território, além da utilização de conceitos diferenciados. Tais ações políticas parecem refletir na literatura educacional portuguesa. Os livros brasileiros ficam restritos a conceitos básicos, tanto ecológicos quanto ecossistêmicos. Ao final das análises pretende-se verificar quão grande é a discrepância entre tais países, tão fortemente relacionados historicamente, afim de revisar as possíveis falhas da abordagem conservacionista brasileira.
Palavras-chave Conservação, ciências, ensino.
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
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