Resumo |
INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, a saúde de escolares tem merecido maior atenção pelo fato de que cresce cada vez mais o número de casos de problemas com a postura, e como consequência dores na coluna vertebral entre crianças e adolescentes, causando o crescimento do número de adultos acometidos com doenças na coluna, fato que tem preocupado a comunidade científica, e nesse aspecto, investigações têm sido realizadas para descobrir as possíveis causas desses males. OBJETIVO: Este estudo teve por objetivo levantar a massa da mochila escolar de estudantes do ensino fundamental II, confrontando com possíveis relatos de dor. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva exploratória transversal, sendo a amostra composta por 35 escolares de ambos os sexos, na faixa etária entre 11 e 18 anos, matriculados regularmente no ensino fundamental II da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende. A pesquisa foi realizada a partir do Inventário de Dor de Lipp (2000), uma ficha de identificação da mochila e modo de transporte, e uma balança digital. Participaram da pesquisa todos os alunos que atenderam aos critérios de inclusão que são: entregaram o TCLE assinado pelos pais, e os que utilizam algum tipo de mochila para fazer o transporte do material escolar. Resultados: Após a coleta e análise dos dados percebe-se que os escolares analisados transportam nas mochilas uma massa próxima ao que é indicado pela literatura sobre o tema, que é até 10% do peso corporal, sendo que as meninas transportam mochilas com massa um pouco acima (10,79%), e os meninos um pouco abaixo (9,17%). Foi averiguado também que os locais onde os escolares mais se queixam de dores, que são nos ombros, costas e região lombar, que teoricamente são os locais que o peso da mochila são distribuídos, e possivelmente isso pode estar causando dores. CONCLUSÃO: Diante dos resultados apresentados, é necessário uma ação mais direta da gestão escolar, no intuito de assegurar aos estudantes alternativas para se reduzir os níveis de cargas transportadas nas mochilas escolares, como por exemplo, disponibilizar armários para a guardar de livros e cadernos. Sugerimos ainda, que sejam realizados estudos dando continuidade a este para ir mais a fundo, e averiguar as formas de transporte para obter resultados certeiros de que essas dores são ou não causadas pela mochila. |