Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12859

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Márcia de Assis Rodrigues
Orientador KARINA ROGERIO DE OLIVEIRA VIANA SOUZA
Outros membros Ana Eliza Miura Damasceno, João Pedro da Silva, Laura Soares Magalhães, Maria Luíza Amaral Martins, Milena Campos Aquino, ROBLEDO DE ALMEIDA TORRES FILHO
Título Desperdício zero: conscientização sobre a redução do desperdício alimentar na Escola Municipal Dercy Alves Ribeiro
Resumo Anualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos e desperdiçados, gerando impactos ambientais e prejuízos econômicos (FAO, 2013). O combate à fome pode ser feito com a reversão do desperdício alimentar no mundo, sendo a conscientização o instrumento capaz de influenciar planejamento alimentar, compra e consumo. Neste âmbito, o projeto tem como objetivos: a promoção da conscientização de crianças e funcionários da escola Dercy Alves Ribeiro, no município de Florestal, sobre a importância de evitar o desperdício alimentar e o impacto deste na construção de uma sociedade sustentável, reduzir o desperdício alimentar e avaliar o impacto econômico gerado pelo mesmo. As escolas caracterizam-se como local adequado para abordagem do assunto, pois são instituições de caráter social e educativo que visam à formação e o desenvolvimento infantil. Primeiramente, realizou-se a coleta de informações sobre a escola, que atende atualmente 490 crianças, com idade entre 6 e 12 anos, cursando o ensino fundamental I. Posteriormente, quantificou-se o desperdício alimentar, conforme Pikelaizen e Spinelli (2013), pesando-se os restos e sobras dos lanches da manhã e tarde durante cinco dias não consecutivos. O índice de resto (IR) é um indicativo de desperdício, definido como a relação entre o resto devolvido pelo comensal e a quantidade do alimento distribuído, já às sobras limpas resultam de quando o alimento é produzido, porém, não é distribuído. Logo, os percentuais de IR e sobras foram determinados de acordo com Abreu et al. (2012), com auxílio do software Microsoft Excel®, empregado também na avaliação do impacto econômico, por conversão das quantidades de restos e sobras, em quilos, para valor monetário dos ingredientes de preparo. Em seguida, realizou-se a etapa de conscientização por meio de vídeos, teatros, cartazes, jogos e palestras. O percentual de sobras apresentou médias de 10,92% e 4,14%, para o turno da manhã e da tarde, respectivamente e, desvio padrão de 7,13%. Enquanto o IR exibiu médias 9,12% e 4,12% para os turnos da manhã e da tarde, respectivamente, e desvio padrão de 2,01% e 2,47%. Esses valores são superiores ao preconizado como índice adequado para indicar aceitabilidade da refeição, que, segundo Vaz (2006), é de até 3%, significando: preparações incompatíveis com o hábito alimentar das crianças, falha na determinação do número de refeições e da quantidade per capita e falhas no porcionamento na hora da distribuição. Por fim, este desperdício contabilizado equivale a R$ 151,97, dinheiro que poderia ser economizado e/ou aplicado em outra finalidade. Assim, a redução o desperdício alimentar na instituição se dará por meio da mudança de hábito e perspectiva dos envolvidos, mostrando-os a responsabilidade e o potencial transformador que desempenham na busca pelo desenvolvimento sustentável, pois uma vez que o alimento não é consumido, todos os recursos usados na sua produção, armazenamento, distribuição e preparo também são perdidos.
Palavras-chave merenda escolar, impacto econômico, sustentabilidade
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
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