Resumo |
Esta pesquisa teve como objeto a relação entre características socioeconômicas e culturais dos estudantes no último do ano do Ensino Médio, no município de Florestal, e suas expectativas quanto à continuidade dos estudos e ao exercício profissional. A Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF), Escola Técnica Federal vinculada à Universidade Federal de Viçosa possui turmas de Ensino Médio, etapa da Educação Básica que se completa com a oferta pela Rede Estadual de turmas mantidas na Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende e nas dependências da CEDAF. Nessas salas emprestadas estavam três turmas do terceiro ano no turno matutino, e dentro do prédio da própria escola havia duas turmas, uma no turno matutino e outra, no noturno. O referencial teórico-metodológico que norteou este trabalho foi de caráter bourdieusiano, proposto pelos autores Bourdieu e Passeron. Os dados foram coletados por meio de questionários entregues aos estudantes e tabulados em planilha de Excel. A análise apontou que os estudantes da Rede Federal possuíam maior renda familiar mensal e os inseridos no prédio da Escola Estadual, menor renda entre os três grupos. Nenhum estudante da Rede Federal afirmou exercer algum tipo de trabalho remunerado assim como contribuição na renda familiar, enquanto alguns estudantes da Rede Estadual declararam trabalhar e contribuir com a renda da família; dentre estes, os inseridos nas dependências da Escola Estadual obtiveram maior percentual. Em relação a prestar vestibular ou Enem nenhum estudante da Rede Federal afirmou ter dúvida, assim como os matriculados na Rede Estadual que frequentam aulas nas dependências da CEDAF, apresentando maior preferência por cursos de reconhecido prestígio social e financeiro. No que tange ao ingresso a algum curso oferecido no campus UFV Florestal nenhum estudante do Ensino Médio Federal demonstrou interesse, ao contrário dos situados na Escola Estadual, que também declararam interesse por ingressar em faculdade à distância ou prestar algum tipo de curso técnico. No quesito fluência em algum tipo de idioma, os estudantes da Rede Federal apresentaram maior porcentagem e diversidade de domínios, com valores próximos aos dos matriculados na Rede Estadual que frequentam aulas no campus, os quais se limitam ao idioma inglês. Concluiu-se que, de fato, há diferenças entre estes três grupos quanto às expectativas de continuidade dos estudos e que tais diferenças estão relacionadas aos capitais cultural e financeiro possuído pelos respondentes, com destaque para a escolaridade dos pais e renda familiar. Observou-se grande influência do capital financeiro nas expectativas de continuidade, o que reforça a tese de que as desigualdades sociais produzem e são produto das desigualdades escolares. |