Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12839

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Wagner Alves Silva
Orientador MARINA APARECIDA PIMENTA DA CRUZ CORREA
Outros membros Nicholas Estevão Pereira de Oliveira Rodrigues Brangança
Título A migração haitiana no estado de Minas Gerais: um estudo sobre as políticas de educação inclusiva e a contribuição da tecnologia para o processo de inclusão social de imigrantes haitianos.
Resumo O Brasil é o país da América do Sul que recebe o maior número de imigrantes haitianos; esse movimento migratório sofreu um crescimento significativo a partir das catástrofes naturais que arrasaram o Haiti (um terremoto, em 2010 e dois furacões, em 2012) e agravaram ainda mais seu precário quadro socioeconômico; houve a elevação dos indicadores de pobreza extrema e de violência que, por sua vez, acirraram as profundas rupturas internas, decorrentes de disputas de natureza étnico-cultural. Esse conjunto de aspectos negativos tornou-se o principal fator de expulsão da população, forçada a deixar o país em busca de melhores condições de vida. No período 2010-2014, o fluxo migratório constituía um movimento de refugiados; no período subsequente (2014-2016), tornou-se um movimento composto por familiares de imigrantes já instalados no Brasil. Essa mudança de perfil demográfico forçou o Estado brasileiro a ter de se preparar para acolher grupos familiares com diferentes níveis de dificuldades de integração na sociedade local, entre eles formação e qualificação profissional. Assim, a pesquisa tem como objetivo analisar o funcionamento do Projeto Escola sem Fronteiras no município de Contagem, buscando compreender os impactos, desdobramentos e desafios para a política educacional inclusiva do imigrante haitiano no Estado de Minas Gerais e o papel da tecnologia no processo de inclusão social de imigrantes. A efetivação dessa análise foi fundamentada na revisão bibliográfica sobre os conceitos de política pública, inclusão social, educação inclusiva e política pública educacional, aplicados à interpretação do conceito de política educacional inclusiva, avaliação de seus impactos e suas deficiências. Foram considerados, também, aspectos ligados ao uso de tecnologias como ferramenta de comunicação, pesquisa, integração e inclusão de imigrantes. O material analisado foi obtido, essencialmente, em publicações e estatísticas gerais da imigração haitiana para o Brasil, políticas de educação inclusiva para inserção de imigrantes e impactos das novas tecnologias na inclusão dos imigrantes. O Projeto Escola Sem Fronteiras, uma ação governamental formal, foi utilizado como exemplo para análise dessas políticas e seus impactos no processo de inclusão social dos imigrantes. A política educacional inclusiva é uma ação política orientada para ajudar o imigrante a se comunicar claramente, através do ensino da língua portuguesa. Como tal, essa política deve abranger também a população local, com o intuito de combater a xenofobia e melhorar a inclusão dos imigrantes; isso poderá ser alcançado, por exemplo, através da qualificação de professores, aptos a oferecer um ensino adequado aos imigrantes e capaz de combater a xenofobia. As tecnologias, por sua vez, ajudam os imigrantes a manter contato com sua cultura de origem e a abrir novas perspectivas referentes aos processos de comunicação e socialização, facilitando sua inserção no país destinado.
Palavras-chave Migração haitiana, políticas educacionais inclusivas, inclusão pela tecnologia.
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
  • Oral: Salão Nobre, 24/10/2019, de 13:00 a 17:00
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