Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12837

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Larissa Rodrigues Lopes
Orientador OSVALDO COSTA MOREIRA
Outros membros CLAUDIA ELIZA PATROCINIO DE OLIVEIRA, EDUARDO FRANÇA CASTRO
Título Novos olhares sobre o ensino/aprendizagem em Fisiologia Humana e do exercício - 2018
Resumo Problematização: O presente projeto surge a partir de dois grandes problemas enfrentados na disciplina de Fisiologia Humana: o histórico de elevado índice de reprovação e a dificuldade de acesso a materiais para a realização das aulas práticas, que faz com que as aulas práticas, geralmente, sejam substituídas por conteúdos teóricos. Público alvo: Estudantes de graduação. Justificativa: Os jogos didáticos podem proporcionar por meio da exploração de suas características, o aumento do interesse e da procura pelo "saber", favorecer a consolidação dos conhecimentos e habilidades e, auxiliar no processo de ensino/aprendizagem, de modo a induzir mudanças permanentes de comportamento frente às situações reais e concretas, criadas no ambiente acadêmico e pelas constantes mudanças nos panoramas político e social. Objetivo: Utilizar e desenvolver jogos didáticos para auxiliar no processo ensino/aprendizagem, de modo a facilitar a aceitação e assimilação dos conteúdos de fisiologia humana e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar o trabalho docente. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura; confeccionado e aplicado em um grupo de estudantes do curso de Educação Física um teste diagnóstico, no início e ao final do semestre letivo; propostas e confeccionadas 10 aulas práticas; aplicação dessas aulas em um subgrupo de estudantes, durante 10 semanas; e analise dos resultados obtidos no teste diagnóstico. Resultados: Como principais resultados desse estudo, obteve-se a elaboração e submissão de um artigo de revisão sobre a utilização dos jogos como métodos práticos no processo de ensino/aprendizagem da Fisiologia Humana; elaboração, confecção e aplicação de 10 aulas práticas para os diferentes conteúdos trabalhados na disciplina, com respostas satisfatórias por parte dos estudantes e da equipe do projeto, em todos os itens avaliados nas aulas; e melhora significativa no número absoluto (total e separado por conteúdo) de questões acertadas no teste diagnóstico, assim como no resultado relativo, porém sem diferenças significativas entre os estudantes que realizaram as práticas de reforço e aqueles que não as fizeram. Conclusão: Houve uma contribuição técnica com a elaboração de aulas práticas baseadas nos jogos, que são de baixo custo e fácil aplicação nas aulas de Fisiologia Humana. A realização dessas aulas contribuiu para superar o tradicionalismo das aulas expositivas teóricas e aumentar o dinamismo das aulas, além de estimular a motivação e a participação dos estudantes, como observado durante a aplicação das aulas.
Palavras-chave Ensino, Aprendizagem, Fisiologia
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
  • Oral: Local e horário não definidos.
Gerado em 0,70 segundos.