Resumo |
Problematização: O presente projeto surge a partir de dois grandes problemas enfrentados na disciplina de Fisiologia Humana: o histórico de elevado índice de reprovação e a dificuldade de acesso a materiais para a realização das aulas práticas, que faz com que as aulas práticas, geralmente, sejam substituídas por conteúdos teóricos. Público alvo: Estudantes de graduação. Justificativa: Os jogos didáticos podem proporcionar por meio da exploração de suas características, o aumento do interesse e da procura pelo "saber", favorecer a consolidação dos conhecimentos e habilidades e, auxiliar no processo de ensino/aprendizagem, de modo a induzir mudanças permanentes de comportamento frente às situações reais e concretas, criadas no ambiente acadêmico e pelas constantes mudanças nos panoramas político e social. Objetivo: Utilizar e desenvolver jogos didáticos para auxiliar no processo ensino/aprendizagem, de modo a facilitar a aceitação e assimilação dos conteúdos de fisiologia humana e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar o trabalho docente. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura; confeccionado e aplicado em um grupo de estudantes do curso de Educação Física um teste diagnóstico, no início e ao final do semestre letivo; propostas e confeccionadas 10 aulas práticas; aplicação dessas aulas em um subgrupo de estudantes, durante 10 semanas; e analise dos resultados obtidos no teste diagnóstico. Resultados: Como principais resultados desse estudo, obteve-se a elaboração e submissão de um artigo de revisão sobre a utilização dos jogos como métodos práticos no processo de ensino/aprendizagem da Fisiologia Humana; elaboração, confecção e aplicação de 10 aulas práticas para os diferentes conteúdos trabalhados na disciplina, com respostas satisfatórias por parte dos estudantes e da equipe do projeto, em todos os itens avaliados nas aulas; e melhora significativa no número absoluto (total e separado por conteúdo) de questões acertadas no teste diagnóstico, assim como no resultado relativo, porém sem diferenças significativas entre os estudantes que realizaram as práticas de reforço e aqueles que não as fizeram. Conclusão: Houve uma contribuição técnica com a elaboração de aulas práticas baseadas nos jogos, que são de baixo custo e fácil aplicação nas aulas de Fisiologia Humana. A realização dessas aulas contribuiu para superar o tradicionalismo das aulas expositivas teóricas e aumentar o dinamismo das aulas, além de estimular a motivação e a participação dos estudantes, como observado durante a aplicação das aulas. |