Resumo |
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi aplicado pela primeira vez em 1998, desde então, passou por diversas modificações e o número de provas aplicadas aumentou consideravelmente. Nos dias atuais, o exame ocupa posição de destaque no sistema nacional de avaliação, composto também pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, conhecido como SAEB, e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), além de possuir elevada aceitação por parte da sociedade e ser a principal ferramenta de seleção de alunos para ingresso no Ensino Superior. Ou seja, O ENEM possui uma grande importância na vida dos estudantes brasileiros e, portanto, merece ser estudado, avaliado e debatido cientificamente através de diferentes metodologias e sob o prisma dos diversos ramos da ciência. Neste sentido, nosso trabalho teve como objetivo geral, identificar os principais fatores determinantes para o rendimento dos candidatos na prova do ENEM a partir de um modelo de regressão logística. Dentre os objetivos específicos destacamos ainda, a realização de uma revisão da literatura acerca dos eixos temáticos e metodológicos, bem como a limpeza e organização do banco de dados obtido no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O trabalho foi realizado considerando dados do Enem de 2018 e as covariáveis foram selecionadas conforme o grau de correlação direta com o desempenho dos alunos e organizadas nos seguintes grupos: formação e ocupação de pai e mãe; atendimento específico ou especializado para realização da prova (houve ou não); Estabelecimento de ensino (público ou privado) e situação do ensino médio (concluído ou não); localização geográfica; características pessoais; e, nível socioeconômico da residência do candidato. A variável resposta foi obtida a partir da nota do candidato, recebeu valor 1 (um) caso a nota tenha sido maior que 60 e 0 (zero) caso contrário. Além do trabalho inferencial, em que identificamos os determinantes do rendimento dos candidatos, realizamos também uma análise descritiva de todo o banco de dados, determinamos o Estado com maior número de concorrentes, o gênero dos candidatos e diversas outras características sociais, econômicas e fenotípicas. Nosso trabalho tem o potencial de contribuir para o debate em torno da qualidade da educação e no aprimoramento de mecanismos que a avaliam. |