| Instituição | Universidade Federal de Viçosa | 
    
        | Nível | Pós-graduação | 
    
        | Modalidade | Ensino | 
    
        | Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas | 
    
        | Área temática | Ciências Exatas e da Terra | 
    
        | Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas | 
        
        | Conclusão de bolsa | Não | 
        
        | Primeiro autor | Dayana Cecília Reis Beirigo Dutra | 
    
        | Orientador | FERNANDO DE SOUZA BASTOS | 
            
            | Outros membros | GUARACI DE LIMA REQUENA | 
        
        | Título | Ferramentas Práticas para o Ensino e Aprendizado de Estatística na Educação Básica | 
    
        | Resumo | O ensino da Matemática nos níveis básicos da educação brasileira ainda é um grande desafio para os profissionais da área. Embora essa disciplina seja imprescindível para a formação de indivíduos críticos e capazes de interpretar adequadamente o intenso fluxo de informações presente na sociedade contemporânea, os instrumentos de avaliação do Ensino Fundamental e Médio demonstram que a aprendizagem matemática não está sendo alcançada de forma integral por grande parte dos estudantes. Com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino e proporcionar uma formação cidadã, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passou recentemente por uma reestruturação. Uma das modificações realizadas, dentro da área de conhecimento da Matemática, foi a inclusão da unidade temática Probabilidade e Estatística desde os anos iniciais da Educação Básica, dada sua relevância na obtenção, organização, tratamento, análise e interpretação dos dados. Destarte, o presente estudo teve como objetivo geral a criação de ferramentas práticas de apoio a docentes da Educação Básica no processo de ensino-aprendizagem da Estatística. Dentre os objetivos específicos destacamos a criação do portal EstMat com conteúdos de ensino e atividades práticas de Matemática e Estatística, em nível fundamental e médio. Utilizamos o Software R como recurso didático e tecnológico para o desenvolvimento de práticas essenciais aos discentes e competências importantes para os docentes, em consonância com a atual BNCC. Além das ferramentas Rstudio, TexNicCenter e Overleaf, para auxílio na produção de material didático. Por fim, destacamos que o site criado para o projeto irá manter o passo-a-passo de instalação e utilização das ferramentas usadas para a criação das atividades, bem como conjuntos de atividades de estatística para uso no software R. Acreditamos que nosso trabalho tem o potencial de tornar-se um facilitador para professores da Educação Básica no ensino de Matemática e Estatística, e pode, no futuro, ser ampliado para o nível superior de ensino. | 
            
            | Palavras-chave | Ensino-aprendizagem, Educação Básica, Estatística | 
                    
            | Apresentações | 
                                            
                            Painel:
                                                            Ginásio,
                                24/10/2019, de 08:00 a 20:30                                                    
                            Oral:
                                                            Local e horário não definidos.
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