Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12830

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, PIBIC-EM
Primeiro autor Nicholas Estevão Pereira de Oliveira Rodrigues Bragança
Orientador MARINA APARECIDA PIMENTA DA CRUZ CORREA
Outros membros Wagner Alves Silva
Título A migração haitiana no estado de Minas Gerais: um estudo sobre as políticas de educação inclusiva e a contribuição da tecnologia para o processo de inclusão social de imigrantes haitianos.
Resumo O Brasil é o país da América do Sul que recebe o maior número de imigrantes haitianos; esse movimento migratório sofreu um crescimento significativo a partir das catástrofes naturais que arrasaram o Haiti (um terremoto, em 2010 e dois furacões, em 2012) e agravaram ainda mais seu precário quadro socioeconômico; houve a elevação dos indicadores de pobreza extrema e de violência que, por sua vez, acirraram as profundas rupturas internas, decorrentes de disputas de natureza étnico-cultural. Esse conjunto de aspectos negativos tornou-se o principal fator de expulsão da população, forçada a deixar o país em busca de melhores condições de vida. No período 2010-2014, o fluxo migratório constituía um movimento de refugiados; no período subsequente (2014-2016), tornou-se um movimento composto por familiares de imigrantes já instalados no Brasil. Essa mudança de perfil demográfico forçou o Estado brasileiro a ter de se preparar para acolher grupos familiares com diferentes níveis de dificuldades de integração na sociedade local, entre eles formação e qualificação profissional. Assim, a pesquisa tem como objetivo analisar o funcionamento do Projeto Escola sem Fronteiras no município de Contagem, buscando compreender os impactos, desdobramentos e desafios para a política educacional inclusiva do imigrante haitiano no Estado de Minas Gerais e o papel da tecnologia no processo de inclusão social de imigrantes. A efetivação dessa análise foi fundamentada na revisão bibliográfica sobre os conceitos de política pública, inclusão social, educação inclusiva e política pública educacional, aplicados à interpretação do conceito de política educacional inclusiva, avaliação de seus impactos e suas deficiências. Foram considerados, também, aspectos ligados ao uso de tecnologias como ferramenta de comunicação, pesquisa, integração e inclusão de imigrantes. O material analisado foi obtido, essencialmente, em publicações e estatísticas gerais da imigração haitiana para o Brasil, políticas de educação inclusiva para inserção de imigrantes e impactos das novas tecnologias na inclusão dos imigrantes. O Projeto Escola Sem Fronteiras, uma ação governamental formal, foi utilizado como exemplo para análise dessas políticas e seus impactos no processo de inclusão social dos imigrantes. A política educacional inclusiva é uma ação política orientada para ajudar o imigrante a se comunicar claramente, através do ensino da língua portuguesa. Como tal, essa política deve abranger também a população local, com o intuito de combater a xenofobia e melhorar a inclusão dos imigrantes; isso poderá ser alcançado, por exemplo, através da qualificação de professores, aptos a oferecer um ensino adequado aos imigrantes e capaz de combater a xenofobia. As tecnologias, por sua vez, ajudam os imigrantes a manter contato com sua cultura de origem e a abrir novas perspectivas referentes aos processos de comunicação e socialização, facilitando sua inserção no país destinado.
Palavras-chave Migração haitiana, Políticas Educacionais Inclusivas, Inclusão pela tecnologia
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
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