Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
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Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Engenharia/Tecnologia |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa | FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | BIC-Junior FAPEMIG |
Primeiro autor | Otávio Santos Gomes |
Orientador | RONAN DUTRA MENDONCA |
Título | Desenvolvimento de um jogo educacional para dispositivos móveis |
Resumo | A área de Tecnologia da Informação (TI) busca sempre criar novos aplicativos que não sejam utilizados apenas para entretenimento, mas também para produtividade e aprendizado. Este trabalho propôs a construção de um aplicativo que auxilie pessoas, em especial os alunos do ensino técnico em informática, a aprender termos em inglês que são usados frequentemente no curso. Deste modo, foi desenvolvido um aplicativo para a plataforma Android®, visando abranger um grande número de usuários. O aplicativo, objeto de estudo criado neste trabalho, tem o objetivo de ensinar termos técnicos da língua inglesa e que são utilizados frequentemente no curso Técnico em informática da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal. Para isso, foram selecionados os termos mais utilizados pelos conteúdos e dispostos no aplicativo. Estes termos foram subdivididos em disciplinas para que, dessa forma, o aluno tenha conhecimento das palavras técnicas que serão utilizadas ao longo do curso. Foi necessário para o desenvolvimento, passar pelo aprendizado da plataforma Android Studio®, ambiente no qual foi programado o aplicativo. Em seguida, foram implementadas todas as funções do aplicativo. Para isso, foi necessário realizar diversas pesquisas, ao longo do desenvolvimento, sobre os componentes utilizados. Também foram imprescindíveis o estudo de diversos exemplos, consultados na internet, para que todos os recursos fossem implementados. Um dos recursos mais importantes utilizados para este aplicativo foi o SQLite®. Este recurso é um banco de dados nativo da plataforma Android Studio®. Com a adesão desse e outros recursos, o aplicativo foi construído de modo a atender todos os requisitos propostos. O aplicativo foi modelado utilizando os princípios de construção de interface voltadas para o usuário, oferecendo todas as opções de forma clara. A interface do aplicativo utilizou com referência o padrão “Material Design” do Google, e por isso apresenta um layout padronizado e simples, contando com botões grandes, coloridos e com funções objetivas. Sendo assim, este trabalho apresentou a idealização e construção de um aplicativo com o objetivo de aproximar a informação ao estudante, de forma tecnológica, contribuindo assim para o aprendizado. Com isso, uma vez que os estudantes têm constante acesso aos smartphones e poderão utilizá-los para aprender os termos em inglês mais utilizados no curso, espera-se que os estudantes tenham maior vontade de aprender e que possam cursar as disciplinas do curso compreendendo os termos em inglês que eventualmente serão utilizados. |
Palavras-chave | Aplicativo, Educação, Inglês |
Apresentações |
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