Resumo |
Atualmente há uma tendência de consumo da população brasileira por alimentos e bebidas com apelo de saudabilidade e bem-estar. Visando atender a essa crescente demanda, as indústrias de alimentos têm investido em inovações a fim de disponibilizar uma diversidade de produtos e compostos naturais, como o xilitol. Assim, o objetivo deste estudo foi realizar a caracterização dos consumidores habituais e potenciais do xilitol, estudar sua aplicabilidade como um adoçante natural em substituição à sacarose, bem como avaliar a influência da informação na aceitação do mesmo. Na pesquisa de mercado, 413 entrevistados responderam a um questionário semiestruturado para identificar as características sociodemográficas dos consumidores, bem como seu comportamento perante o produto. Análise descritiva foi realizada no software SPSS 15.0®. Após, 100 voluntários, maiores de 18 anos e não diabéticos, realizaram o teste sensorial de 2 formulações de suco de uva industrializado, com adição de sacarose (FS) e xilitol (FX) em 3 sessões, sendo: teste cego (amostras codificadas com números aleatórios de 3 dígitos); teste com informação do tipo de substância adoçante e teste com a descrição das características da substância adoçante. Nas 3 sessões as amostras foram servidas de forma monádica, aleatória e balanceada; sendo analisadas quanto à aceitação dos atributos sabor e impressão global, por meio da escala hedônica de 9 pontos. Teste t para amostras pareadas (α = 5%) foi realizado no software SAS, versão 9.2. Dos entrevistados, 58,8% foram mulheres, com idade média de 27,0 anos, 62,0% solteiros e 88,6% com no mínimo o ensino médio completo. 32,4% dos participantes afirmaram consumir adoçante, e 75,0% desse total relataram possuir algum problema relacionado à ingestão de açúcar, sendo o diabetes (35,4%), o problema relatado com maior frequência. Quanto ao xilitol, 69,9% dos entrevistados afirmaram não o conhecer, 60,5 % desses respondentes acreditam que o mesmo possa apresentar benefícios à saúde e 62,8% consumiriam um produto adoçado com xilitol caso disponível no mercado. Na análise sensorial, a informação do tipo de substância adoçante não influenciou (p>0,05) a aceitação da FX e da FS, quanto aos atributos avaliados, comparada à sessão 1. Já os resultados de comparação da sessão 3 em relação às sessões 2 e 1 demostraram que a descrição das informações das características do xilitol influenciou positivamente (p≤0,05) a aceitabilidade sensorial da FX para os atributos avaliados, mas para FS, não houve influência (p>0,05). Ambas as formulações apresentaram médias entre 7,0 e 8,0 nas 3 sessões, situando-se entre os termos hedônicos “gostei moderadamente” e “gostei muito”. Dessa forma, verifica-se que há público potencial de produtos adoçados com xilitol e que a informação sobre suas características influenciou positivamente na aceitação dos consumidores, demonstrando uma oportunidade de investimento em estratégias de marketing para maior divulgação do mesmo. |