Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12721

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Agrárias
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Laryssa Martins Freitas
Orientador NAIARA BARBOSA CARVALHO
Outros membros Jéssica Martins Campos, Márcia de Assis Rodrigues, Micaela Antunes Martins, VANELLE MARIA DA SILVA
Título Xilitol: Pesquisa mercadológica e aceitabilidade sensorial
Resumo Atualmente há uma tendência de consumo da população brasileira por alimentos e bebidas com apelo de saudabilidade e bem-estar. Visando atender a essa crescente demanda, as indústrias de alimentos têm investido em inovações a fim de disponibilizar uma diversidade de produtos e compostos naturais, como o xilitol. Assim, o objetivo deste estudo foi realizar a caracterização dos consumidores habituais e potenciais do xilitol, estudar sua aplicabilidade como um adoçante natural em substituição à sacarose, bem como avaliar a influência da informação na aceitação do mesmo. Na pesquisa de mercado, 413 entrevistados responderam a um questionário semiestruturado para identificar as características sociodemográficas dos consumidores, bem como seu comportamento perante o produto. Análise descritiva foi realizada no software SPSS 15.0®. Após, 100 voluntários, maiores de 18 anos e não diabéticos, realizaram o teste sensorial de 2 formulações de suco de uva industrializado, com adição de sacarose (FS) e xilitol (FX) em 3 sessões, sendo: teste cego (amostras codificadas com números aleatórios de 3 dígitos); teste com informação do tipo de substância adoçante e teste com a descrição das características da substância adoçante. Nas 3 sessões as amostras foram servidas de forma monádica, aleatória e balanceada; sendo analisadas quanto à aceitação dos atributos sabor e impressão global, por meio da escala hedônica de 9 pontos. Teste t para amostras pareadas (α = 5%) foi realizado no software SAS, versão 9.2. Dos entrevistados, 58,8% foram mulheres, com idade média de 27,0 anos, 62,0% solteiros e 88,6% com no mínimo o ensino médio completo. 32,4% dos participantes afirmaram consumir adoçante, e 75,0% desse total relataram possuir algum problema relacionado à ingestão de açúcar, sendo o diabetes (35,4%), o problema relatado com maior frequência. Quanto ao xilitol, 69,9% dos entrevistados afirmaram não o conhecer, 60,5 % desses respondentes acreditam que o mesmo possa apresentar benefícios à saúde e 62,8% consumiriam um produto adoçado com xilitol caso disponível no mercado. Na análise sensorial, a informação do tipo de substância adoçante não influenciou (p>0,05) a aceitação da FX e da FS, quanto aos atributos avaliados, comparada à sessão 1. Já os resultados de comparação da sessão 3 em relação às sessões 2 e 1 demostraram que a descrição das informações das características do xilitol influenciou positivamente (p≤0,05) a aceitabilidade sensorial da FX para os atributos avaliados, mas para FS, não houve influência (p>0,05). Ambas as formulações apresentaram médias entre 7,0 e 8,0 nas 3 sessões, situando-se entre os termos hedônicos “gostei moderadamente” e “gostei muito”. Dessa forma, verifica-se que há público potencial de produtos adoçados com xilitol e que a informação sobre suas características influenciou positivamente na aceitação dos consumidores, demonstrando uma oportunidade de investimento em estratégias de marketing para maior divulgação do mesmo.
Palavras-chave adoçante natural, saudabilidade, influência da informação
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
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