Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
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Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Engenharia/Tecnologia |
Setor | Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa | BIC-Júnior |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | BIC-Junior FAPEMIG |
Primeiro autor | Marco Túlio Duarte Oliveira |
Orientador | ANTONIO CARLOS FAVA DE BARROS |
Título | Sensor de ré para automóveis com interface gráfica utilizando sistemas embarcados |
Resumo | A frota de carros brasileira é uma das maiores do mundo inteiro. Segundo dados do IBGE 2016, somente o estado de Minas Gerais, uma das maiores do país, possuía uma frota de 93.867.015 veículos, dos quais 51.296.981 eram automóveis. Com o grande número de automóveis, é normal que se ocorra um grande número de acidentes de trânsito, incluindo colisões na hora de estacionar o carro. Esses acidentes causam prejuízos para os donos desses veículos e terceiros, que, eventualmente, seriam afetados por essa inconveniência. Uma simples batida pode gerar um processo legal que se alonga por meses e gera ainda mais prejuízos. Além disso, grande parte das maiores seguradoras do país não cobrem pequenas colisões e danos exclusivos à pintura, ficando o ônus do conserto exclusivamente ao proprietário do automóvel. Neste cenário, faz-se presente a necessidade de um dispositivo que ajude a evitar esses imprevistos em estacionamentos, usando tecnologias modernas e a Tecnologia da Informação. Um dos dispositivos mais utlilizados é chamado sensor de ré, um aparelho responsável por medir a distância entre um obstáculo e o veículo. O sensor de ré poderia prevenir diversos acidentes relacionados ao estacionamento, como os inúmeros arranhões, amassados e colisões que acontecem diariamente. Um sistema embarcado é a melhor alternativa para se fazer um projeto que deve ser pequeno e deverá somente realizar uma só função. A capacidade de processamento de dados é fundamental para o funcionamento do aparelho, que não precisa de processamento sofisticado, porém não é demasiadamente elaborada, de modo a encarecer o processo. A placa utilizada foi o Arduino Uno, com o sensor de distância ultrassônico HC-SR04. Tendo em vista a prevenção de acidentes, o objetivo deste trabalho é apresentar um sensor de ré com sistemas embarcados e com interface gráfica. Espera-se que seja um dispositivo moderno, amigável ao usuário e simples, para que possa auxiliar seus clientes em algo tão rotineiro quanto estacionar um carro. |
Palavras-chave | sistemas embarcados, arduino, programação |
Apresentações |
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