Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12664

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro BIC-Junior FAPEMIG
Primeiro autor Danniel Henrique Correa Vieira
Orientador ANTONIO CARLOS FAVA DE BARROS
Título Datalogger com Sistemas Embarcados
Resumo A ideia de utilizar dataloggers em sistemas embarcados não é difícil de ser encontrada em trabalhos acadêmicos, como por exemplo, em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Frederico Goulart Soares (2015), foi desenvolvido um datalogger de baixo custo para medir vibrações em sistemas de bombeamento, ou outro TCC de Leonardo Alves Chaves (2016) que desenvolveu um sistema embarcado para detectar e obter dados sobre o ritmo cardíaco de pacientes. Porém, ao se pesquisar, não foram encontrados artigos que tem como tema dataloggers ou sistemas embarcados com o propósito de detectar e armazenar medidas de distâncias. OS datalogger são dispositivos para coletas de dados e posterior utilização por outros sistemas. Neste projeto, os dados serão gravados em um cartão microSd, que depois sera lido em um micromputador.
A ideia é montar um pequeno circuito que consiga detectar uma distância de 2 centímetros até 4 metros entre o sensor e objetos/corpos a partir da placa de prototipagem eletrônica, Arduino, armazenar os valores das distâncias medidas em um cartão SD para possível análise desses dados por um sistema que necessita de tais informações. O circuito será ativado a partir de um botão.
O objetivo primário para esse protótipo de datalogger, é ser usado por sistemas que necessitam de dados sobre distância para funcionarem, como sistemas de ré por exemplo: o circuito se integraria com o sistema e proveria os dados necessários, em um arquivo .csv, para que o veículo não colida com algo, ou seja, o sistema precisaria apenas processar o dado e pronto e executar suas funções para impedir um possível acidente. Ou por alguma espécie de
câmera fotográfica que poderia receber esses dados sobre distância para conseguir determinar o foco adequado para tal situação. Esses são dois exemplos de vários para cumprir o objetivo geral do projeto, entretanto, ainda há o propósito secundário: fazer do protótipo uma espécie
de fita métrica para medir distâncias de 8 centímetros a 4 metros, e exibir em uma tela de LCD 16x2 onde serão exibidas as distâncias medidas em centímetros ou em metros, ainda armazenando no cartão SD.
Palavras-chave sistemas embarcados, arduino, programação
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
Gerado em 0,79 segundos.