Resumo |
A pesquisa mercadológica é uma das ferramentas mais empregadas para a tomada de decisão no processo de inovação, desenvolvimento e geração de novos produtos. Sua utilização nas empresas visa expressar o comportamento, desejo ou necessidade dos consumidores e consequentemente mensurar a aceitação de certo produto. Nesse sentido, este estudo foi realizado com o objetivo de verificar os hábitos de consumo de sobremesa láctea, a aceitação de um novo produto (sobremesa láctea elaborada a partir do soro de leite e com adição de biomassa de banana verde), e as características socioeconômicas dos participantes. No total, 401 indivíduos foram recrutados de forma aleatória na região metropolitana de Belo Horizonte e responderam os questionários estruturados com questões de caráter exploratório. Os dados foram avaliados por meio da análise descritiva, com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences 21.0® (SPSS), em versão licenciada. A maioria dos entrevistados foi do sexo feminino (56,6%), com idade média de 25,3 anos e desvio-padrão de 10,2 anos, solteiros (80,3%) e com renda mensal familiar de até seis salários mínimos (79,6%). Entre os entrevistados, 48,9% afirmaram consumir produtos lácteos diariamente, sendo que 31,9% afirmaram consumir sobremesa láctea cremosa pelo menos uma vez no mês. Em relação à biomassa de banana verde, 92,5% dos respondentes afirmaram não consumir, sendo que, dos 7,5% restantes que indicaram consumir a biomassa, 15,7% não conhecem os benefícios da mesma. Em relação à sobremesa láctea elaborada com biomassa de banana verde, 85,0% dos respondentes demonstraram ter interesse em consumi-la. Quando questionados sobre os dois principais fatores que os levariam ao consumo do novo produto, os entrevistados indicaram curiosidade (68,8%) e saudabilidade (41,3%). Para a escolha dos sabores das sobremesas a serem desenvolvidas, apresentou-se quatro opções, sendo elas banana, banana e maçã, banana com chocolate e banana e canela. Entre as opções disponíveis, os entrevistados preferiram as duas últimas, com frequências de escolhas de 55,7% e 53,9%, respectivamente. Já em relação à comercialização do produto, 75,4% dos respondentes indicaram um preço unitário entre R$3,50 e R$5,00, para uma embalagem com 180 g do mesmo. Desse modo, a pesquisa mercadológica forneceu informações fundamentais para a inserção desse novo produto no mercado, reduzindo as possibilidades de erros durante a sua elaboração e aumentando as chances de sucesso em sua comercialização. |