Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12637

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro BIC-Junior FAPEMIG
Primeiro autor Isabela Mendes Simões de Lima
Orientador DANIEL MENDES BARBOSA
Título Projeto de um Banco de Dados para o Contexto da Avaliação dos Indicadores Quantitativos do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do INEP
Resumo Os cursos de graduação brasileiros são avaliados regularmente por meio do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), um órgão pertencente ao MEC (Ministério de Educação). Esta avaliação é feita com base no documento “Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância”. Com o objetivo de alcançar melhorias em determinados indicadores, os cursos fazem autoavaliações antes da avaliação oficial e para isso é necessário recolher e armazenar as informações. Estas autoavaliações são realizadas de modo informal apenas para se ter uma ideia de qual nota o curso irá receber. É necessário que o curso realize as autoavaliações para evoluir nos pontos importantes até a avaliação oficial, mas existem dificuldades relacionadas aos indicadores quantitativos, como por exemplo, os dados de entrada, quanto dos qualitativos. O objetivo deste trabalho é projetar um banco de dados para este contexto da autoavaliação dos cursos de graduação, com os dados de entrada necessários e os resultados dos cálculos dos indicadores quantitativos do instrumento de avaliação. O banco de dados seria relacional, que é uma coleção de dados relacionados. Nesse banco de dados são representadas as entidades, os relacionamentos e atributos para mapear as características do mundo real. Os principais materiais utilizados neste trabalho foram os softwares Dia Diagram Editor e o MySQL Workbench. Com base nos estudos realizados percebe-se a necessidade do armazenamento das informações para a autoavaliação, que são importantes para o cálculo dos indicadores quantitativos. Por meio do banco de dados projetado, aplicações podem ser criadas de tal forma a utilizá-lo para facilitar autoavaliações mais eficazes, a partir de tais aplicações que iriam automatizar grande parte do processo, proporcionando que o curso possa ser auto-avaliado de modo mais preciso, partindo-se de todos os dados disponíveis, além de consumir menos tempo. Como resultado, tem-se um conhecimento maior a respeito dos pontos que precisam ser modificados para um avanço na avaliação oficial do INEP/MEC.
Palavras-chave avaliação de cursos, indicadores do inep, conceitos de cursos superiores
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
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