Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Ensino médio |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Engenharia/Tecnologia |
Setor |
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa |
BIC-Júnior |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
BIC-Junior FAPEMIG |
Primeiro autor |
Isabela Mendes Simões de Lima |
Orientador |
DANIEL MENDES BARBOSA |
Título |
Projeto de um Banco de Dados para o Contexto da Avaliação dos Indicadores Quantitativos do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do INEP |
Resumo |
Os cursos de graduação brasileiros são avaliados regularmente por meio do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), um órgão pertencente ao MEC (Ministério de Educação). Esta avaliação é feita com base no documento “Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância”. Com o objetivo de alcançar melhorias em determinados indicadores, os cursos fazem autoavaliações antes da avaliação oficial e para isso é necessário recolher e armazenar as informações. Estas autoavaliações são realizadas de modo informal apenas para se ter uma ideia de qual nota o curso irá receber. É necessário que o curso realize as autoavaliações para evoluir nos pontos importantes até a avaliação oficial, mas existem dificuldades relacionadas aos indicadores quantitativos, como por exemplo, os dados de entrada, quanto dos qualitativos. O objetivo deste trabalho é projetar um banco de dados para este contexto da autoavaliação dos cursos de graduação, com os dados de entrada necessários e os resultados dos cálculos dos indicadores quantitativos do instrumento de avaliação. O banco de dados seria relacional, que é uma coleção de dados relacionados. Nesse banco de dados são representadas as entidades, os relacionamentos e atributos para mapear as características do mundo real. Os principais materiais utilizados neste trabalho foram os softwares Dia Diagram Editor e o MySQL Workbench. Com base nos estudos realizados percebe-se a necessidade do armazenamento das informações para a autoavaliação, que são importantes para o cálculo dos indicadores quantitativos. Por meio do banco de dados projetado, aplicações podem ser criadas de tal forma a utilizá-lo para facilitar autoavaliações mais eficazes, a partir de tais aplicações que iriam automatizar grande parte do processo, proporcionando que o curso possa ser auto-avaliado de modo mais preciso, partindo-se de todos os dados disponíveis, além de consumir menos tempo. Como resultado, tem-se um conhecimento maior a respeito dos pontos que precisam ser modificados para um avanço na avaliação oficial do INEP/MEC. |
Palavras-chave |
avaliação de cursos, indicadores do inep, conceitos de cursos superiores |
Apresentações |
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Painel:
Ginásio,
24/10/2019, de 08:00 a 20:30
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