Resumo |
A carne bovina apresenta elevada importância na sociedade, mostrando-se de suma importância na alimentação humana, pois fornece grande quantidade de nutrientes. A pesquisa de mercado é empregada com o objetivo de identificar as motivações atuantes na percepção de qualidade e no processo de compra, buscando atender o público alvo. Nesse contexto, o trabalho objetivou avaliar a percepção de qualidade da carne bovina pelos consumidores e realizar a segmentação do seu mercado com base em características sociodemográficas. O questionário semiestruturado foi elaborado com 17 perguntas sobre as características sociodemográficas, a percepção da qualidade, os hábitos de consumo e o efeito da Operação “Carne Fraca” sobre a percepção da qualidade e os hábitos de consumo da carne bovina. O questionário foi aplicado online pelo site Survio a 371 consumidores de carne bovina residentes na região metropolitana de Belo Horizonte - MG. Para os resultados, realizou-se uma análise estatística descritiva e de correspondência. Os respondentes possuíram idade média de 35 anos, sendo 65% do sexo feminino e 35% do sexo masculino, majoritariamente solteiros (47%) ou casados (40%), com ensino médio (41%) ou superior (37%) e renda familiar média entre 3 a 5 salários mínimos (37%) para 3 dependentes (37%). A maioria compra, preferencialmente, a carne bovina fresca no açougue (53%) ou no supermercado (33%), uma vez por semana (42%) ou a cada 15 dias (30%), gastando, em média familiar por mês, de R$ 51,00 até R$ 150,00 (58%) para manter um consumo médio mensal familiar de até 10 kg (67%) numa frequência de 3 a 5 vezes por semana (59%). Na análise da questão 8, que analisou os tipos de corte considerados de maior qualidade em função dos dados sociodemográficos, houve diferença significativa a 5% de significância pelo teste de qui-quadrado na percepção de qualidade de alguns cortes específicos, o que indica a influência dos dados sociodemográficos sob a percepção de qualidade dos consumidores, o que pode estar relacionado à diversos fatores. Na análise dos atributos relacionados à qualidade – questão 9 – de modo geral, os atributos que os respondentes consideraram mais importante quando se pensa em qualidade foram o tipo de corte, a cor e a quantidade de gordura, contudo não houve diferença significativa a 5% de significância pelo teste qui-quadrado em relação aos atributos de qualidade e as características sociodemográficas. Portanto, conclui-se que por meio da segmentação de mercado foi possível compreender que a percepção de qualidade depende da individualidade de cada consumidor, além da influência dos fatores sociodemográficos na percepção de qualidade de alguns cortes e fatores extrínsecos e intrínsecos relacionados ao alimento e ao ambiente no qual vivem. |