Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12623

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro BIC-Junior FAPEMIG
Primeiro autor Maria Fernanda Rios Pimenta Pedras
Orientador VANELLE MARIA DA SILVA
Outros membros ROBLEDO DE ALMEIDA TORRES FILHO, Vanessa Vivian de Melo, Vitória Stéfanny de Campos Dutra
Título Hábitos de consumo de carne bovina: efeito da “operação carne fraca”
Resumo A pesquisa sobre o mercado consumidor da carne bovina é essencial para a indústria frigorífica conhecer sua segmentação. Existe também o interesse em avaliar o impacto da divulgação da "Operação Carne Fraca", a fim de proporcionar uma melhoria na rentabilidade da cadeia produtiva da carne bovina. Assim, o objetivo desse projeto é avaliar os hábitos de consumo de carne bovina dos consumidores e relacionar com o impacto da "Operação Carne Fraca". Foi elaborado um questionário sobre características sócio-demográficas, percepção de qualidade, hábitos de consumo e o impacto da "Operação Carne Fraca". O questionário foi aplicado online pelo site Survio a 371 consumidores de carne bovina residentes na região metropolitana de Belo Horizonte – MG. Realizou-se a análise dos resultados das perguntas referente aos hábitos de consumo, na qual as respostas das seguintes questões foram consideradas: frequência de consumo, forma de compra, frequência de compra, gasto médio mensal familiar, consumo médio mensal familiar e principais cortes cárneos consumidos. Por último, realizou-se a análise estatística de cluster, quanto às respostas referentes à “Operação Carne Fraca”. Os clusters foram caracterizados quanto aos aspectos sócio-demográficos e aos hábitos de consumo. Foi observado que a maioria dos consumidores compra preferencialmente a carne bovina fresca no açougue (53%), uma vez por semana (42%), gastando, em média familiar por mês, de R$ 51,00 até R$ 150,00 (58%) para manter um consumo médio mensal familiar de 5 a 10 kg (67%) numa frequência de 3 a 5 vezes por semana (59%). Os três principais cortes considerados de maior qualidade foram Filé Mignon (74%), Picanha (67%) e Contrafilé (63%), enquanto os três principais cortes mais consumidos foram Alcatra (46%), Contrafilé (45%) e Acém (37%). A Operação “Carne Fraca” afetou o comportamento, mas não o consumo, pois reduziu a confiança e fez com que os consumidores ficassem mais atentos às características de qualidade, porém não diminuiu o consumo de carne bovina, e a maioria discordou que “as empresas de grande porte têm menos qualidade e as empresas de pequeno porte têm menos ainda”. Os clusters formados foram diferentes em relação à caracterização quanto à “Operação Carne Fraca”, já que houve maior perda de confiança do cluster 2 do que o cluster 1. Os clusters não apresentaram diferença quanto aos aspectos sócio-demograficos e hábitos de consumo. Conclui-se que a pesquisa de mercado realizada e a avaliação do impacto da divulgação da "Operação Carne Fraca" possibilita uma melhor atuação sobre o mercado consumidor da carne bovina, atendendo aos diferentes nichos de consumidores e recuperando aqueles que foram, possivelmente, afetados pela notícia.
Palavras-chave Pesquisa de mercado, consumidor, cluster
Apresentações
  • Painel: Ginásio, 24/10/2019, de 08:00 a 20:30
Gerado em 0,75 segundos.