Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7479

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Tiago Mendonça Arruda
Orientador WANDERSON FERREIRA DE SOUZA
Título Manual regulatório e introdutório para a equipe de robótica da UFV - Campus Florestal.
Resumo Quando se fala em robótica e robôs, é possível garantir que a grande maioria das pessoas iria pensar em grandes filmes como A.I. Inteligência Artificial (2001) e Eu, Robô (2004), nos quais, os robôs propriamente ditos são máquinas inteiramente autônomas e extremamente semelhantes ao ser humano. A palavra “robô” provém da palavra tcheca "robota", que significa “trabalho forçado”. Provavelmente, a origem dessa palavra está ligada ao velho sonho humano de possuir uma figura de si mesmo realizando (ou ajudando – o em) todos os trabalhos braçais e/ou que exigem raciocínio. Infelizmente, tais máquinas idealizadas por Hollywood não são uma realidade, mas tampouco um sonho distante.
A robótica é uma área da ciência que possui um caráter multidisciplinar, ou seja, engloba diversos ramos de conhecimento, como por exemplo: matemática, física, mecânica, elétrica, eletrônica e informática. Ela é a ciência que estuda a construção e a automação de robôs. Um robô, por sua vez, é um dispositivo, ou um grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos, capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou parcialmente autônomo, através de controle humano. No entanto, existe uma dúvida relacionada à diferença entre um robô e uma máquina automatizada. O professor Glauco Caurin, da Escola de Engenharia de São Carlos, esclarece: “A diferença, é que a máquina automatizada executa determinada tarefa de forma exclusiva, sendo muito eficiente e rápida neste sentido. Já um robô pode assumir várias funções, o robô pode ter várias tarefas, sendo programado para isso, enquanto que a máquina automatizada não, pois só executa um tipo de função”.
As competições de robôs foram criadas principalmente com a finalidade de divulgar e informar a respeito dos robôs, que por sua vez, são pouco conhecidos em diversas partes do mundo. Além disso, ocorrem grandes trocas de conhecimento nesses eventos, o que contribui para a evolução da robótica. O objetivo dessas competições é fazer com que seu robô execute de forma mais eficaz determinadas tarefas, podem essas ser de resgate, tarefas domésticas ou até mesmo uma partida de futebol. Existem numerosas competições de robôs nacionais e internacionais.
É visando a integração da UFV – Campus Florestal nesse contexto de competições de robótica, que será criada uma equipe composta por alunos do ensino técnico do próprio campus. O manual de utilização do kit Lego desse projeto, tem por objetivo orientar tais estudantes ao ingressarem no grupo a ser formado. Ele estará disponível à equipe durante toda a sua existência e, claro, sujeito a alterações com o passar dos anos.
Palavras-chave Competições de Robô, Lego, Manual
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,66 segundos.