Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7469

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa Campus Florestal
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Augusto José Ribeiro Simões
Orientador ROGERIO FARIAS DE MELO
Título PROEXT – Esporte e lazer na cidade – Lutas: jiu-jitsu
Resumo No inicio do século XX o Jiu-Jitsu Japonês chegou à América do Sul e Mistuyo Maeda foi o responsável por difundi-lo pela região norte do Brasil. Maeda ficou conhecido pelas extintas competições de vale-tudo, onde submetia seus adversários às amplas técnicas de solo do Jiu-Jitsu. Carlos Gracie aprendeu o esporte com Maeda, como agradecimento ao seu pai, Gastão Gracie, que o ajudou a se estabelecer no Brasil. Carlos foi o precursor das técnicas do Jiu-Jitsu Brasileiro e professor de Hélio Gracie, responsável pela difusão do Jiu-jitsu Brasileiro por todo o país. Em 1930 foi criado o desafio Gracie, que contribuiu para transformação do vale-tudo e o surgimento do então conhecido Mixed Martial Arts ou Artes Marciais Mista. Em 1993, Rorion Gracie, juntamente com John Milius, Bob Meyrowitz, Art Davie e Campbell McLaren fundaram o UFC, evento responsável por grande parte da disseminação do MMA pelo mundo. Embora o MMA tenha sido criado no Brasil e por brasileiros, o próprio país demorou tempo demais pra reconhecê-lo como esporte e promover eventos que certificassem a sua natureza. Em Florestal, no ano de 2016, em um acordo com os praticantes do projeto e o coordenador, foi introduzido o MMA nas aulas, mantendo a disciplina e a filosofia da antiga modalidade e abrangendo uma modalidade atualmente nova e tão legítima quanto o próprio Jiu-Jitsu. O projeto tem como objetivo principal resgatar a filosofia oriunda das artes marciais e ao mesmo tempo beneficiar a saúde, desenvolver as capacidades físicas e cognitivas e permitir uma maior socialização dos alunos da UFV-CAF e da população de Florestal de um modo geral. O projeto oferece aulas duas vezes por semana para alunos acima dos 12 anos de idade.Nas aulas são desenvolvidas técnicas de defesa pessoal, projeções, imobilizações, estrangulamentos, chaves, técnicas de clinch, socos, chutes, joelhadas, cotoveladas e técnicas de esquiva e defesa. Os iniciantes aprendem a se movimentar em combate, a se manter em constante segurança, a respirar corretamente durante o combate e treinam o controle do equilibro ao desferir golpes em “X”. É permitido aos alunos desenvolverem técnicas próprias de forma que se estimule a cognição sensorial e motora. O desenvolvimento dos praticantes do projeto se mostrou muito promissor, tanto na parte física como na psicológica, onde os alunos demonstraram maior confiança em si mesmo e na equipe, o que vem proporcionando aulas gratificantes a todos, independente do grau de conhecimento. O projeto, que já tem duração de três anos, conta com um bom número de participantes que demonstram total interesse e respeito. Concluímos que o projeto vem alcançando seus objetivos plenamente.
Palavras-chave Jiu-Jitsu, MMA, Proext
Forma de apresentação..... Painel
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