Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7375

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Victor Luiz Melo Dutra
Orientador NAIARA BARBOSA CARVALHO
Outros membros Ana Paula Hanke de Oliveira, Larissa Ribas Fonseca, POLLYANNA CARDOSO PEREIRA, Raquel Lucena de Souza
Título Pesquisa de mercado de doce de leite com nêspera
Resumo Pesquisa de mercado é uma ferramenta que visa identificar, coletar, analisar e disseminar informações de forma sistemática e objetiva a fim de melhorar as tomadas de decisões relacionadas à identificação e solução de problemas e oportunidades. A pesquisa é o ponto de partida, não só para o marketing, como também para o planejamento estratégico da empresa. Por meio dela, as empresas são capazes de segmentar seus mercados, definir qual será seu público-alvo, desenvolver estratégias relativas ao mix de marketing, programar e controlar todo o processo, acompanhando e avaliando os resultados obtidos. Logo, ela levará a empresa a reconhecer que os clientes em qualquer mercado normalmente diferem em suas necessidades, desejos, percepções e preferências. Neste sentido, esse estudo foi realizado com o objetivo de verificar os hábitos de consumo de doce de leite e de nêspera, a aceitação de um novo produto (doce de leite com nêspera), e as características socioeconômicas dos participantes. No total, 385 indivíduos, recrutados de forma aleatória na cidade de Florestal-MG, responderam os questionários estruturados com questões de caráter exploratório. Os dados foram avaliados por meio da análise descritiva com o auxílio do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences)15.0®, em versão licenciada. A maioria dos entrevistados era do sexo masculino (53,8%) com faixa etária compreendida entre 18 e 30 anos (59%), solteiros (75,1%) e com renda entre um e três salários mínimos (36,1%). Grande parcela da população entrevistada (92%) consome doce de leite, sendo que 25,2% consomem uma vez ao mês. Porém, 66% dos participantes afirmaram desconhecer a nêspera e relataram que nunca consumiram a fruta. Quando questionados sobre o doce de leite com nêspera, 84,9% afirmaram que consumiriam o produto, sendo que a principal motivação seria curiosidade (83,7%). A embalagem que despertou maior interesse por parte dos entrevistados foi a embalagem unitária de 250 gramas (68%), e a maioria (65%) estaria disposto a pagar de R$ 8,00 a R$ 10,00 por esse produto. Portanto, o doce de leite com nêspera apresentou uma aceitação com potencial de mercado por parte dos participantes, e a pesquisa de mercado forneceu informações relevantes sobre como o mesmo deve ser inserido no mercado para que se destaque como um produto de sucesso na comercialização.
Palavras-chave doce de leite, nêspera, pesquisa de mercado
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.