Resumo |
Pesquisa de mercado é uma ferramenta que visa identificar, coletar, analisar e disseminar informações de forma sistemática e objetiva a fim de melhorar as tomadas de decisões relacionadas à identificação e solução de problemas e oportunidades. A pesquisa é o ponto de partida, não só para o marketing, como também para o planejamento estratégico da empresa. Por meio dela, as empresas são capazes de segmentar seus mercados, definir qual será seu público-alvo, desenvolver estratégias relativas ao mix de marketing, programar e controlar todo o processo, acompanhando e avaliando os resultados obtidos. Logo, ela levará a empresa a reconhecer que os clientes em qualquer mercado normalmente diferem em suas necessidades, desejos, percepções e preferências. Neste sentido, esse estudo foi realizado com o objetivo de verificar os hábitos de consumo de doce de leite e de nêspera, a aceitação de um novo produto (doce de leite com nêspera), e as características socioeconômicas dos participantes. No total, 385 indivíduos, recrutados de forma aleatória na cidade de Florestal-MG, responderam os questionários estruturados com questões de caráter exploratório. Os dados foram avaliados por meio da análise descritiva com o auxílio do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences)15.0®, em versão licenciada. A maioria dos entrevistados era do sexo masculino (53,8%) com faixa etária compreendida entre 18 e 30 anos (59%), solteiros (75,1%) e com renda entre um e três salários mínimos (36,1%). Grande parcela da população entrevistada (92%) consome doce de leite, sendo que 25,2% consomem uma vez ao mês. Porém, 66% dos participantes afirmaram desconhecer a nêspera e relataram que nunca consumiram a fruta. Quando questionados sobre o doce de leite com nêspera, 84,9% afirmaram que consumiriam o produto, sendo que a principal motivação seria curiosidade (83,7%). A embalagem que despertou maior interesse por parte dos entrevistados foi a embalagem unitária de 250 gramas (68%), e a maioria (65%) estaria disposto a pagar de R$ 8,00 a R$ 10,00 por esse produto. Portanto, o doce de leite com nêspera apresentou uma aceitação com potencial de mercado por parte dos participantes, e a pesquisa de mercado forneceu informações relevantes sobre como o mesmo deve ser inserido no mercado para que se destaque como um produto de sucesso na comercialização. |