Resumo |
INTRODUÇÃO: Este trabalho é oriundo do Projeto de Extensão de Iniciação dos esportes coletivos (basquetebol e handebol), que está vinculado ao Programa Esporte e Lazer na Cidade - PROEXT 2015/2016, sendo financiando pelo MEC. Considerando que o interesse pela prática esportiva se dá nas fases iniciais através da motivação familiar, escolar e, também, pela motivação pessoal e afinidade por determinado esporte. Samulski (2002) interpreta a motivação de duas formas: quando a satisfação do sujeito é inerente ao objeto de aprendizagem, não dependendo de elementos externos, nomeia-se motivação intrínseca. Por conseguinte, a extrínseca está relacionada ao determinismo que envolve a aprendizagem, ganho de medalhas, salários e interação social. OBJETIVO: Verificar os motivos que levam os alunos do ensino médio e fundamental II a praticar as atividades do Projeto de basquetebol do PROEXT 2015/2016. METODOLOGIA: A amostra é composta por 20 alunos matriculados nas aulas de basquetebol com idade de 12 a 18 anos. Os alunos foram submetidos ao Inventário de Motivação para a Prática Desportiva, adaptado de Gaya e Cardoso (1998). Reuniu-se os motivos em três grupos: competência desportiva, saúde e amizade/lazer, sendo composto por 19 motivos que os levam a prática esportiva, cada resposta apresenta uma escala de importância dividida em três níveis: 1- nada importante; 2- pouco importante; 3- muito importante. RESULTADOS: Após a tabulação e análise dos resultados dos questionário, foram indicados como principais motivos que levam os alunos a prática esportiva, considerando o nível 3 (muito importante), são os seguintes motivos: 1) Porque eu gosto, com 18 respostas (90%); 2) Para desenvolver habilidades com 17 respostas (85%); 3) Para exercitar-me com 16 respostas (80%), e 4) Para manter a saúde também com 16 respostas (80%). Já os motivos menos relevantes foram: 1) Para não ficar em casa com 12 respostas (60%); 2) Para emagrecer com 8 respostas (40%); 3) Para ser o(a) melhor no esporte com 6 respostas (30%); 4) Para fazer novos amigos também com 6 respostas (30%); obtiveram a mesma incidência de respostas os motivos "Para aprender novos esportes" e "Para ser jogador quando crescer" ambos com 30% das respostas, todos qualificados como motivos "nada importante". CONCLUSÃO: Percebe-se que os alunos participantes do Projeto de Basquetebol do PROEXT 2015/2016, o fazem principalmente por motivos intrínsecos, confirmando e ratificando o objetivo principal do projeto, que é possibilitar a prática do basquete à comunidade florestalense, favorecendo com isso a melhoria da qualidade de vida e os níveis de atividade física da população. |