Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7356

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Nanociência/nanotecnologia
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIVIC
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Gustavo Mota de Castro
Orientador JOSE AUGUSTO MIRANDA NACIF
Outros membros Juliana Rezende Silveira Baia Alves, Vinícius Kodama Reis
Título Computação Além do Silício – Projeto e Simulação de Circuitos de Quantum-Dots Cellular Automata (QCA)
Resumo O desenvolvimento dos transistores ao longo do tempo é notável, se tornando cada vez menores e mais rápidos. Apesar disso, os transístores encaram uma limitação física, nem sempre poderão continuar diminuindo seu tamanho, além de que a energia necessária para se manter informações nos circuitos é praticamente a mesma necessária para se realizar computação. A pesquisa de novas tecnologias é extremamente importante para que existam alternativas viáveis de produção de circuitos quando os transístores implementados nas tecnologias atuais não puderem mais diminuir suas dimensões.

Devido à essas limitações enfrentadas pela indústria de semicondutores, novas tecnologias estão sendo estudadas para a produção de circuitos, com o intuito de substituir os transístores no futuro. Uma dessas tecnologias é o QCA.

Quantum -Dots Cellular Automata, QCA, tem como vantagem o tamanho de suas células, solucionando o problema de miniaturização de circuitos. Além de ter um consumo extremamente baixo de energia pois usa a interação entre os elétrons das células, através da Lei de Coulomb, para transmitir informação e realizar operações lógicas, tornando desnecessária a passagem de uma corrente elétrica pelo circuito. Suas células são quadradas, compostas por quatro "pontos quânticos" e dois elétrons. Os pontos ficam nos cantos da célula e podem conter um elétron.

Outra tecnologia sendo estudada é o NML (Nano Magnetic Logic), que possui vantagens como baixo consumo de energia, o custo para se armazenar informação é baixo e é uma tecnologia bem compacta. O NML funciona à base de nano-ímãs posicionados lado a lado, que através da interação de seus campos magnéticos são capazes de transmitir informação e realizar operações lógicas de acordo com seu posicionamento em um circuito. Suas células são retangulares e as extremidades representam os polos do ímã.

Neste trabalho, temos como objetivo o estudo e desenvolvimento de circuitos em QCA e NML através de seus respectivos simuladores, observando as características e propriedades dessas tecnologias e suas diferenças.

Para o estudo do funcionamento dos circuitos, foram utilizados os simuladores de QCA e NML, QCADesigner e NMLSim.
Palavras-chave NML, QCA, Nanotecnologia
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.