Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7348

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Rafaela Ataide Moreira Alves
Orientador HYGOR ARISTIDES VICTOR ROSSONI
Outros membros Adriana Ferreira Rios, Amanda Cristina Silva, Maria Elizabeth Alves de Araújo Rodrigues
Título Práticas pedagógicas lúdicas: a criança como agente multiplicador em educação ambiental
Resumo No Brasil, existe mais de 65 milhões de pessoas que não ingerem a quantidade mínima diária de calorias e isso acontece em um país que possui recordes de produção agrícola. O que gera a fome mundial não é a produção, mas sim a desigualdade social, a existência do lucro, e o mau uso dos recursos naturais, causando impactos ambientais, sociais e econômicos. O ambiente escolar pode representar um dos agentes fundamentais para a divulgação dos princípios da educação, inclusive a educação ambiental, que deve ser abordada, de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, mas principalmente no ensino infantil, onde o cidadão encontra-se em formação inicial dos seus conceitos e valores. A justificativa do presente projeto foi a disseminação de informações e conceitos sobre a importância do meio ambiente e a sensibilização da população envolvida, preparando agentes multiplicadores em educação ambiental, por meio de atividades lúdicas e criativas, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e que, no futuro, estejam aptos a decidirem e atuarem sobre questões socioambientais. Neste contexto, o objetivo principal foi de avaliar se os conhecimentos adquiridos pelas crianças estavam sendo levados para fora da sala de aula. Para tanto, foram realizadas as seguintes atividades: levantamento bibliográfico sobre educação ambiental e atividades lúdicas; elaboração do cronograma executivo; seleção do público alvo para participar do projeto; e o planejamento das aulas e das atividades lúdicas. Dessa forma, o projeto foi conduzido, até o momento, junto à instituição de ensino: Centro Pedagógico Crescer, situada na cidade de Florestal-MG, onde foram ministradas as aulas e atividades de educação ambiental para crianças de até 4 anos de idade. Portanto, foram abordados os seguintes temas: A importância da água; Dengue: saúde e bem-estar; O lixo e suas utilidades; A criança como herói do meio ambiente. Foram abordadas, ainda, questões ambientais relacionadas ao solo, as plantas e alimentos mais saudáveis, por meio da criação de uma horta orgânica dentro da escola: a “Horta Crescer”. Nesta atividade, os alunos fizeram a preparação do solo com adubos orgânicos, além de aprenderem técnicas de plantio e de cuidados como as hortaliças. Para apuração dos resultados, foi aplicada uma pesquisa qualitativa com os pais dos alunos participantes do projeto, composta por um questionário com 12 perguntas abertas. Após a aplicação do questionário, seguiu-se a fase da análise de todos os dados obtidos durante a pesquisa, na qual foi ressaltada a importância do projeto para a formação de cidadãos mais sensíveis e conscientes as questões ambientais e, como temas mais abordados e absorvidos, estão: a preservação dos recursos naturais como a água e o solo e a disposição e utilidade correta do lixo. Pode-se concluir que o conhecimento gerado em sala está ultrapassando a estrutura física da instituição e sendo levado para dentro de casa e para a comunidade em geral.
Palavras-chave agente multiplicador, educação ambiental, lúdico
Forma de apresentação..... Painel
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