Resumo |
No Brasil, existe mais de 65 milhões de pessoas que não ingerem a quantidade mínima diária de calorias e isso acontece em um país que possui recordes de produção agrícola. O que gera a fome mundial não é a produção, mas sim a desigualdade social, a existência do lucro, e o mau uso dos recursos naturais, causando impactos ambientais, sociais e econômicos. O ambiente escolar pode representar um dos agentes fundamentais para a divulgação dos princípios da educação, inclusive a educação ambiental, que deve ser abordada, de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, mas principalmente no ensino infantil, onde o cidadão encontra-se em formação inicial dos seus conceitos e valores. A justificativa do presente projeto foi a disseminação de informações e conceitos sobre a importância do meio ambiente e a sensibilização da população envolvida, preparando agentes multiplicadores em educação ambiental, por meio de atividades lúdicas e criativas, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e que, no futuro, estejam aptos a decidirem e atuarem sobre questões socioambientais. Neste contexto, o objetivo principal foi de avaliar se os conhecimentos adquiridos pelas crianças estavam sendo levados para fora da sala de aula. Para tanto, foram realizadas as seguintes atividades: levantamento bibliográfico sobre educação ambiental e atividades lúdicas; elaboração do cronograma executivo; seleção do público alvo para participar do projeto; e o planejamento das aulas e das atividades lúdicas. Dessa forma, o projeto foi conduzido, até o momento, junto à instituição de ensino: Centro Pedagógico Crescer, situada na cidade de Florestal-MG, onde foram ministradas as aulas e atividades de educação ambiental para crianças de até 4 anos de idade. Portanto, foram abordados os seguintes temas: A importância da água; Dengue: saúde e bem-estar; O lixo e suas utilidades; A criança como herói do meio ambiente. Foram abordadas, ainda, questões ambientais relacionadas ao solo, as plantas e alimentos mais saudáveis, por meio da criação de uma horta orgânica dentro da escola: a “Horta Crescer”. Nesta atividade, os alunos fizeram a preparação do solo com adubos orgânicos, além de aprenderem técnicas de plantio e de cuidados como as hortaliças. Para apuração dos resultados, foi aplicada uma pesquisa qualitativa com os pais dos alunos participantes do projeto, composta por um questionário com 12 perguntas abertas. Após a aplicação do questionário, seguiu-se a fase da análise de todos os dados obtidos durante a pesquisa, na qual foi ressaltada a importância do projeto para a formação de cidadãos mais sensíveis e conscientes as questões ambientais e, como temas mais abordados e absorvidos, estão: a preservação dos recursos naturais como a água e o solo e a disposição e utilidade correta do lixo. Pode-se concluir que o conhecimento gerado em sala está ultrapassando a estrutura física da instituição e sendo levado para dentro de casa e para a comunidade em geral. |