Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7347

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC, UFV
Primeiro autor Michele Aparecida Almeida
Orientador RICARDO WAGNER DE MENDONCA TRIGO
Outros membros Francielle Marques Rezende Assunção, Viviane Gualberto dos Santos
Título Iniciação Esportiva para a pessoa com deficiência - PROEXT
Resumo Introdução: A visão de totalidade psicomotora e de integração biopsicossocial, só pode se desenvolver em um meio sócio cultural, que forneça as interações com os outros. A atividade e a adaptação do ser humano resultam da intercepção dialética das necessidades do organismo e das exigências da sociedade em uma sucessão de estágios. Nessa visão de desenvolvimento psicomotor, a organização somatopsíquica integradora sofre influências do próprio corpo e do meio social no qual o indivíduo está envolvido, fatos que podem proporcionar o risco de um estágio de desenvolvimento se deteriorar, se não for estimulado de forma adequada e sistematicamente integrada. (Fonseca 2008) Objetivos: Estimular através de áreas básicas da psicomotricidade: esquema corporal, estruturação espacial, lateralidade, orientação temporal, capacidades coordenativas básicas, a autonomia das pessoas com deficiências (PCD’s), através da prática desportiva, além de proporcionar às PCD's de Florestal atividades esportivas que estimulem seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo social; promover a inclusão social das PCD's, por meio de atividades esportivas no Campus Universitário e nos espaços de prática esportiva do município, e proporcionar aos acadêmicos do curso de Educação Física da UFV-CAF um ambiente de prática pedagógica, no trabalho de esporte para pessoas com deficiência. Descrição das principais ações: As aulas de Educação Física acontecem duas vezes por semana, com duração de aproximadamente uma hora, contendo atividades esportivas, que estimulem além dos gestos técnicos específicos de cada modalidade esportiva, o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo-social dos participantes.  Estão sendo estimulados os gestuais de algumas modalidades esportivas relacionadas às Olimpíadas das APAEs e aos Jogos Paraolímpicos como, handebol, futsal e basquete , no sentido de estimular os alunos do projeto para essas possibilidades de práticas esportivas e de inclusão social por meio do esporte. As aulas acontecem no setor de Educação Física da UFV-CAF, e em Ginásios do município de Florestal/MG no intuito de promover maior convivência e interação das pessoas com deficiência com a comunidade local, auxiliando assim na promoção da inclusão social. Resultados alcançados até o momento: Devido ao atraso no início do projeto por questões de ordem administrativa, iniciou-se as atividades com a seleção e aplicação de testes físicos e motores, com o intuito de verificação do nível de comprometimento dos participantes, após esta avaliação prévia, foram programadas atividades que motivassem e estimulassem os participantes, de acordo com a sua deficiência e limitação. Conclusão: As atividades são planejadas de acordo com as capacidades psicomotoras de cada participante, possibilitando ampliar suas atividades físicas e de lazer, promovendo melhoras na qualidade de vida e inclusão social.
Palavras-chave Iniciação Esportiva, Esporte Adaptado, Pessoa com Deficiência
Forma de apresentação..... Painel
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