Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7345

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Lucas Burahem Martins
Orientador MARCUS HENRIQUE SOARES MENDES
Título Meta-heurísticas Aplicadas ao Problema de Alocação de Salas de Aula: estudo de Caso na UFV - Campus Florestal
Resumo O PAS (Problema de Alocação de Salas de Aulas) é um problema frequente em instituições de ensino como escolas e universidades. Ele consiste na dificuldade encontrada para realizar alocações de salas, sem o uso de um sistema computacional, devido a problemas como capacidade das salas de aula, horários das disciplinas, recursos nas salas de aulas, grande quantidade de disciplinas a ser alocadas, entre outros. A proposta para o trabalho de iniciação científica é a construção de um algoritmo capaz de resolver o problema de alocação de salas por meio do uso de um algoritmo genético. Para tanto, deverão ser geradas alocações iniciais aleatórias e aplicadas penalidades sobre elas. Estas penalidades se referem às restrições do problema como disciplinas alocadas a salas de aula que não comportam a quantidade de alunos, disciplinas alocadas fora de seu turno, disciplinas com pequena quantidade de alunos alocadas a salas com grande capacidade, disciplinas alocadas em salas diferentes em um mesmo horário, entre outras. As penalidades encontradas em cada alocação gerada serão somadas e as alocações com menor penalidade total serão combinadas por meio de operações genéticas do algoritmo, gerando assim uma alocação de salas como solução ótima para o problema. O algoritmo foi testado para a alocação de 50 disciplinas, sendo 10 para cada prédio disponível. Para 10 execuções do algoritmo genético proposto, com 100 gerações, as penalidades foram diminuídas, porém, algumas execuções não atenderam a todos os requisitos essenciais. Para execuções com 200 gerações foi possível observar que todas as restrições essenciais foram atendidas e que as penalidades aplicadas as alocações aleatórias iniciais foram diminuídas significativamente. Os resultados obtidos foram todas colhidos e transformados em tabelas com dados estatísticos e gráficos com o objetivo de demonstrar que o algoritmo atende aos objetivos especificados e que é capaz de gerar uma alocação de salas de aula otimizada que atendem às necessidades requisitadas. Tais gráficos e tabelas serão mostrados em painel a ser apresentado no evento.
Palavras-chave Alocação de Salas, Algoritmo Genético, Otimização
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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