Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7337

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Robson da Silva Miranda
Orientador RICARDO WAGNER DE MENDONCA TRIGO
Título Oficina de atletismo na escola
Resumo Introdução: Considerado como esporte base, o atletismo tem sido pouco trabalhado nas escolas, sobretudo pela aparente falta de espaço e de recursos para adquirir os equipamentos oficiais. O Projeto de Extensão – PIBEX Oficina de atletismo na escola, colabora no sentido de propor alternativas, que minimizem os problemas encontrados, contribuindo, assim, para grandes melhorias no desenvolvimento motor de seus participantes, desenvolvendo capacidades motoras como a coordenação, o equilíbrio, a velocidade, a agilidade e a lateralidade, além de promover uma vida mais ativa, auxiliando na prevenção de doenças futuras como obesidade, diabetes, dentre outras. Objetivo: Proporcionar atividades esportivas às crianças e adolescentes da cidade de Florestal-MG, no intuito de auxiliar em seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo social. Descrição das principais ações: O projeto teve início em fevereiro de 2016, sendo aberto às crianças e adolescentes regularmente matriculados nas escolas de ensino fundamental e médio da cidade de Florestal/MG. As aulas são ministradas na pista de Atletismo da UFV-CAF e na quadra da Escola Municipal Dercy Alves Ribeiro, com regularidade de duas vezes por semana, nos turnos matutino e vespertino, com duração de uma hora de aula. As atividades propostas nas aulas são voltadas para a iniciação do atletismo, respeitando os limites de cada aluno. Para se avaliar a efetividade dos benefícios desta modalidade, será aplicado a Bateria de Avaliação proposta pelo PROESP-BR, que é um instrumento de apoio ao professor de Educação Física para a avaliação dos padrões de crescimento corporal, estado nutricional, aptidão física para a saúde e para o desempenho esportivo em crianças e adolescentes (Gaya, 2012). Resultados alcançados até o momento: É notório a aceitação da modalidade pelos participantes do Projeto, fato que demonstra que sua aplicabilidade é possível nas aulas de Educação Física, pois as atividades realizadas no Projeto acontecem na quadra de esportes da escola municipal, com a utilização de materiais existentes na própria instituição. Conclusão: A prática do atletismo nas aulas de Educação Física, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, favorece o desenvolvimento das habilidades motoras básica como correr, caminhar, arremessar, lançar e saltar, que são de fundamental importância no desenvolvimento motor destes escolares, fato que justifica sua incorporação nos conteúdos programáticos da Educação Física escolar.
Palavras-chave Atletismo, Escola, Motricidade
Forma de apresentação..... Painel
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